Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1766
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de práticas integrativas e complementares por hipertensos e diabéticos
Autor(es): Oliveira, Fernanda Rocha Anjos de
Orientador(a): Goulart , Letícia Silveira
Membro da Banca: Goulart , Letícia Silveira
Membro da Banca: Mattos , Magda de
Membro da Banca: Lisboa , Helen Cristina Fávero
Resumo : As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são utilizadas como opções terapêuticas em doenças como hipertensão e diabetes. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência e os fatores associados ao uso de PICs por hipertensos e diabéticos. Participaram deste estudo indivíduos que autodeclararam hipertensão e diabetes, moradores do Município de Rondonópolis, MT. Os dados foram coletados em visitas domiciliárias. A prevalência do uso de PICs foi de 22,22%, sendo as plantas medicinais a prática mais utilizada (71,43%). Fatores associados ao uso de PICs foram nível de escolaridade e ansiedade. A população estudada apresentou uma baixa prevalência de utilização de PICs. Indivíduos com maior escolaridade apresentam menor risco para uso de PIC, enquanto aqueles com ansiedade evidenciaram maior risco. Compreender o uso de PICs nesta parcela da população poderá contribuir para oferta de um cuidado mais integral, bem como, para o fortalecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
Palavra-chave: Terapias complementares
Doença crônica
Hipertensão
Diabetes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis
Programa: Enfermagem - CUR
Referência: OLIVEIRA, Fernanda Rocha Anjos de. Utilização de práticas integrativas e complementares por hipertensos e diabéticos. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1766
Data defesa documento: 18-May-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Rondonópolis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.