Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2045
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito do extrato aquoso de cecropia pachystachya sobre o desempenho reprodutivo de ratas diabéticas
Autor(es): Costa, Vanessa Liones da
Orientador(a): Volpato, Gustavo Tadeu
Coorientador: Barbosa, Cristielly Maria Barros
Membro da Banca: Volpato, Gustavo Tadeu
Membro da Banca: Vitorino, Fernanda Regina Casagrande Giachini
Membro da Banca: Cruz, Larissa Lopes da
Resumo : Introdução: Gestantes diabéticas utilizam plantas medicinais com propriedades hipoglicemiantes, como a Cecropia pachystachya. No entanto, vários cuidados devem ser tomados em relação a utilização de plantas medicinais durante a gestação. Objetivo: Avaliar o tratamento com extrato aquoso de C. pachystachya na prenhez de ratas diabéticas em relação ao perfil glicêmico e o desempenho reprodutivo materno. Materiais e Métodos: O diabete foi induzido no 1° dia de vida em ratas recém-nascidas da linhagem Wistar, através de injeção subcutânea de Streptozotocin, diluída em tampão citrato (0,01 mmol/L, pH 6,0) na dose de 100 mg/kg de peso corpóreo. Ratas dos grupos não-diabéticos receberão somente tampão citrato. No 110° dia de vida, após critério de inclusão e exclusão, as ratas selecionadas foram acasaladas e distribuídas em quatro grupos experimentais (n mínimo de 12 ratas/grupo): Controle - Ratas não-diabéticas tratadas com água filtrada; Tratado - Ratas não-diabéticas tratadas com a planta; Diabético - Ratas diabéticas tratadas com água filtrada; Diabético tratado - Ratas diabéticas tratadas com a planta. O tratamento foi feito diariamente, por gavagem, na dose de 200 mg/kg. Os níveis de glicemia foram monitorados semanalmente. No 21° dia os animais foram anestesiados e submetidos à laparotomia com exposição dos cornos uterinos para obtenção dos dados reprodutivos maternos. Fetos foram retirados e pesados. Resultados: A glicemia materna das ratas dos grupos diabéticos apresentou aumento no dia 14 de prenhez em comparação com os animais não-diabéticos. O tratamento com a planta não melhorou o perfil glicêmico dos animais. O grupo diabético tratado apresentou aumento na porcentagem de perdas pós-implantação e aumento de fetos classificados como grandes para a idade de prenhez. Conclusão: O tratamento com extrato aquoso de C. pachystachya na dose testada não teve efeito hipoglicemiante nas ratas prenhes e promoveu alteração no desempenho reprodutivo materno e no desenvolvimento fetal.
Palavra-chave: Embaúba
hiperglicemia
prenhez
performance reprodutiva
CNPq: CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Biomedicina - CUA
Referência: COSTA, Vanessa Liones da. Efeito do extrato aquoso de cecropia pachystachya sobre o desempenho reprodutivo de ratas diabéticas. 2019. 36 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) – Instituto de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2045
Data defesa documento: 16-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vanessa Liones da Costa_2019.pdf624.38 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.