Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2046
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do tratamento com cecropia pachystachya durante a prenhez sobre parâmetros metabólicos maternos de ratas diabéticas
Autor(es): Oliveira, Catarina Freitas de
Orientador(a): Volpato, Gustavo Tadeu
Coorientador: Barbosa, Cristielly Maria Barros
Membro da Banca: Volpato, Gustavo Tadeu
Membro da Banca: Américo, Madileine Francely
Membro da Banca: Souza, Rafaiane Queiroz de Moraes
Resumo : Introdução: A utilização de plantas medicinais com efeitos hipoglicemiantes por gestantes diabéticas é cada vez mais comum. Uma dessas plantas é a Cecropia pachystachya, mas seus efeitos sobre o organismo materno ainda não foram comprovados. Objetivos: O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos maternos do tratamento com extrato aquoso de C. pachystachya durante a prenhez de ratas com diabete de intensidade moderada. Materiais e Métodos: O diabete foi induzido no 1° dia de vida em ratas recém-nascidas da linhagem Wistar, através de injeção subcutânea de Streptozotocin, diluída em tampão citrato na dose de 100 mg/kg de peso corpóreo. Ratas dos grupos não-diabéticos receberão somente tampão citrato. No 110° dia de vida, após critério de inclusão e exclusão, as ratas selecionadas foram acasaladas e distribuídas em quatro grupos experimentais (n mínimo de 12 ratas/grupo): Controle - Ratas não-diabéticas tratadas com água filtrada; Controle Tratado - Ratas não-diabéticas tratadas com a planta; Diabético - Ratas diabéticas tratadas com água filtrada; Diabético tratado - Ratas diabéticas tratadas com a planta. O tratamento foi feito diariamente, por gavage, na dose de 200 mg/kg. Peso corpóreo, consumo de água e ração foram avaliados diariamente pela manhã, até o final da prenhez. A glicemia foi avaliada semanalmente e o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) foi realizado no dia 17 de prenhez. No 21° dia os animais foram anestesiados e, posteriormente, submetidas a dessangramento para coleta de sangue total a fim de avaliar o perfil bioquímico. Resultados: Não houve diferença no consumo de ração, ingestão hídrica e peso corpóreo materno entre os grupos experimentais. O grupo diabético apresentou aumento no nível de triglicérides e na glicemia durante o TOTG. O tratamento com extrato aquoso de C. pachystachya apresentou melhora na glicemia e diminuição do colesterol nas ratas diabéticas. Conclusão: O tratamento com extrato aquoso de C. pachystachya durante a prenhez de ratas diabéticas apresentou um potencial hipoglicemiante e mostrou ser benéfico em relação ao perfil lipídico, sem apresentar toxicidade materna. No entanto são necessários mais estudos para confirmar seus efeitos no organismo embrio-fetal.
Palavra-chave: Embaúba
diabetes
prenhez
metabolismo materno
CNPq: CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Biomedicina - CUA
Referência: OLIVEIRA, Catarina Freitas de. Efeitos do tratamento com cecropia pachystachya durante a prenhez sobre parâmetros metabólicos maternos de ratas diabéticas. 2019. 33 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) – Instituto de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2046
Data defesa documento: 15-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Catarina Freitas de Oliveira_2019.pdf1.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.