Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2066
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O gênero feminino nas abordagens e práticas acerca da tutela do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no curso de gestão pública do IFMT campus Barra do Garças
Autor(es): Miranda, Fernanda Luzia de Almeida
Orientador(a): Burmann, Larissa Lauda
Membro da Banca: Burmann, Larissa Lauda
Membro da Banca: Lacerda, Guilherme Fernandes Ferreira
Membro da Banca: Lacerda, João Paulo Alves
Resumo : A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de se refletir sobre a relação entre homens, mulheres e a natureza não-humana na esfera da educação ambiental (EA) formal, com vistas a se alcançar a sustentabilidade socioambiental. Para tanto, defende a superação do paradigma androcêntrico e antropocêntrico próprio do sistema capitalista patriarcal, que reproduz dualismos, “naturalizando” as opressões e dominações que os homens exercem sobre as mulheres e sobre a natureza não-humana, sobretudo, em nome de um crescimento econômico. Considera a importância das contribuições do ecofeminismo trabalhado sob a perspectiva da complexidade para a desconstrução das concepções dualísticas e reducionistas da realidade e de se entender a EA formal como instrumento profícuo para a propagação de valores e práticas ecológicas inerentes às discussões e ações propostas por esse movimento. Ressalte-se que a pesquisa tem por escopo principal analisar os modos como a EA tem sido pensada e perpetrada no curso de Gestão Pública do IFMT Campus Barra do Garças, principalmente, no que se refere às inter-relações entre mulher, natureza e sustentabilidade. O trabalho submete-se a uma abordagem qualitativa do tipo descritivo, na modalidade estudo de caso e como principais resultados destacam-se: a dificuldade de que a EA seja tratada de maneira transversal e interdisciplinar no curso em questão, estando suas abordagens ainda restritas a momentos estanques e a disciplinas específicas que tratam sobre a temática; e, embora haja dúvidas sobre como as relações entre as questões ambientais, as referentes à mulher e à sustentabilidade podem se efetivar na EA praticada no curso, consideram-se fundamentais que as ideias do ecofeminismo sejam acolhidas para romper com os dualismos e com todas as formas de opressão e injustiças, com vistas a construção de uma sociedade mais sustentável e igualitária.
Resumo em lingua estrangeira: Esta investigación se justifica por la necesidad de reflexionar sobre la relación entre hombres, mujeres y la naturaleza no humana en el ámbito de la educación ambiental (EA) formal, con el fin de lograr la sostenibilidad social y ambiental. Con este fin, defiende la superación del paradigma androcéntrico y antropocéntrico del sistema capitalista patriarcal, que reproduce los dualismos, "naturalizando" las opresiones y la dominación que los hombres ejercen sobre las mujeres y la naturaleza no humana, especialmente en nombre del crecimiento económico. Considera la importancia de las contribuciones del ecofeminismo desde la perspectiva de la complejidad para la deconstrucción de las concepciones dualistas y reduccionistas de la realidad y para entender la EA formal como un instrumento útil para la propagación de valores y prácticas ecológicas inherentes a las discusiones y acciones propuestas por este movimiento. Es de destacar que la investigación tiene como su principal ámbito para analizar las formas en que la EA se ha pensada y perpetrada en el curso de Gestión Pública del IFMT - Campus Barra do Garças, especialmente con respecto a las interrelaciones entre las mujeres, la naturaleza y la sostenibilidad. El trabajo se somete a un enfoque descriptivo cualitativo, en la modalidad de estudio de caso y se destacan los principales resultados: la dificultad de que la EA sea tratada de manera transversal e interdisciplinaria en el curso en cuestión, y sus enfoques aún están restringidos a momentos apartados y disciplinas específicas que abordan el tema; y aunque existen dudas sobre cómo se puede realizar la relación entre los problemas ambientales, las mujeres y la sostenibilidad en la EA practicada en el curso, se considera esencial que las ideas del ecofeminismo se adopten para romper con los dualismos y todo formas de opresión e injusticia, con el fin de construir una sociedad más sostenible e igualitaria.
Palavra-chave: Ecofeminismo
Educação ambiental formal
Perspectiva da complexidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ecofeminismo
Educación ambiental formal
erspectiva de la complejidad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Direito - CUA
Referência: MIRANDA, Fernanda Luzia de Almeida. O gênero feminino nas abordagens e práticas acerca da tutela do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no curso de gestão pública do IFMT campus Barra do Garças. 2019. 79 f. Monografia (Bacharelado em Direito) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2066
Data defesa documento: 22-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Direito - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Fernanda Luzia de Almeida Miranda_2019.pdf781.29 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.