Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2275
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação parasitológica e pesquisa de enterobactérias em alfaces comercializadas na cidade de Sinop-MT
Autor(es): Silva, Ana Paula da
Orientador(a): Bonacorsi, Cibele
Membro da Banca: Bonacorsi, Cibele
Membro da Banca: Donofrio, Fabiana Cristina
Membro da Banca: Alegranci, Pâmela
Resumo : As doenças infecciosas e parasitárias apresentam grande prevalência em países em desenvolvimento e são apontadas como grandes problemas de saúde pública e a ingestão de hortaliças in natura constitui uma das principais vias de transmissão dessas doenças. OBJETIVO: Este estudo investigou a presença de contaminação por enteroparasitas e enterobactérias em alfaces comercializadas no município de Sinop, Estado de Mato Grosso. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisadas 27 amostras de alface, escolhidas de maneira aleatória em diferentes estabelecimentos comerciais, a análise foi realizada pelo método de sedimentação espontânea e centrifugação simples, sendo o sedimento, obtido a partir das lavagens das amostras, analisados microscopicamente para pesquisa de formas parasitárias. Para a triagem de enterobactérias foram empregados os meios MacConkey e EMB (Eosina Azul de Metileno) e para identificação foram empregados os meios ágar Tríplice Açúcar Ferro (TSI ágar), meio SIM (sulfeto, indol, motilidade), ágar citrato, ágar fenilalanina, caldo ureia e ágar Cromocult. RESULTADOS: Das 27 amostras analisadas 77,8% apresentaram contaminação por enteroparasitas. Os principais parasitas encontrados foram: ancilostomídeos, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis e Entamoeba coli. Em relação à contaminação microbiológica, das 27 amostras com crescimento bacteriano 18 (66,7%) apresentavam as características suspeitas para Escherichia coli. Destas 18, apenas 7 (38,9%) foram identificadas como enterobactérias (Klebsiella spp., Enterobacter spp., Hafnia spp. e Enterobacter aerogenes), entretanto, nenhuma foi confirmada como Escherichia coli. CONCLUSÃO: Esses resultados indicam que as amostras analisadas possuem elevado índice de contaminação por parasitos intestinais e apesar de não apresentar contaminação por Escherichia coli, foi observada a presença de outras enterobactérias, podendo evidenciar a precariedade higiênico-sanitária na cadeia de produção e comercialização dessa hortaliça.
Palavra-chave: Alface
Hortaliças - Contaminação
Enteroparasitas
Enterobactérias
Palavra-chave em lingua estrangeira: Lettuce
Vegetables - Contamination
Enteroparasites
Enterobacteria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: SILVA, Ana Paula da. Avaliação parasitológica e pesquisa de enterobactérias em alfaces comercializadas na cidade de Sinop-MT. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2275
Data defesa documento: 6-Jul-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2015- ANA PAULA DA SILVA.pdf518.4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.