Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2313
Tipo documento: Artigo
Título: Avaliação das condições ergonômicas de sala de aula do Instituto Federal de Mato Grosso – Barra do Garças/MT
Autor(es): Piauí, Gabriel de Oliveira
Orientador(a): Tussolini, Loyse
Membro da Banca: Tussolini, Loyse
Membro da Banca: Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
Membro da Banca: Habitante, Carlos Alexandre
Resumo : Este artigo tem como objetivo avaliar as condições ergonômicas dos postos de trabalho (salas de aulas) dos alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de Barra do Garças-MT. Para isso, foi aplicado um questionário estruturado aos estudantes, para que se manifestassem sobre o quão confortáveis ou desconfortáveis se sentem durante as aulas teóricas, no que se refere: às carteiras e cadeiras, iluminação, temperatura, ruídos e materiais didáticos. Além disso, foram feitas medições e fotos do espaço físico das salas de aula. De posse desses dados e ancorados pela literatura a que tivemos acesso sobre o assunto, realizou-se a avaliação ergonômica das salas de aula, de acordo com as normativas e sugeriram-se medidas para melhorar o conforto dos alunos, na expectativa de que, em situações mais favoráveis, melhore também o seu desempenho como estudantes. Acredita-se que pesquisar o tema contribuirá, se não para uma mudança na forma como se pensa o ambiente escolar, pelo menos para oportunizar a reflexão sobre a importância de se considerar o estudo como uma atividade laboral e, assim sendo, quem sabe, futuramente, pode-se pensar em projetos que visem garantir maior conforto tanto para os alunos quanto para os professores.
Resumo em lingua estrangeira: This article aims to evaluate the ergonomic conditions of the workstations (classrooms) of the students of the Integrated High School of the Federal Institute of Mato Grosso, Campus of Barra do Garças-MT. For this, a structured questionnaire was applied to the students, so that they could express themselves about how comfortable or uncomfortable they feel during the theoretical classes, with regard to: desks and chairs, lighting, temperature, noise and teaching materials. In addition, measurements and photos of the physical space of the classrooms were taken. With these data and anchored by the literature to which we had access on the subject, an ergonomic evaluation of the classrooms was carried out, according to the regulations and measures were suggested to improve the comfort of the students, in the expectation that, in more favorable situations, also improve their performance as students. It is believed that researching the subject will contribute, if not to a change in the way the school environment is thought, at least to provide an opportunity for reflection on the importance of considering study as a work activity and, therefore, who knows, in the future. , one can think of projects that aim to ensure greater comfort for both students and teachers.
Palavra-chave: Ergonomia
Ambiente escolar
Conforto
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ergonomics
School Environment
Comfort
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Educação Física - CUA
Referência: PIAUÍ, Gabriel de Oliveira. Avaliação das condições ergonômicas de sala de aula do Instituto Federal de Mato Grosso – Barra do Garças/MT. 2022. 38 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2313
Data defesa documento: 10-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL_DE_OLIVEIRA_PIAUI___TCC___VERSAO_FINAL.pdf732.45 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.