Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2799
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Epicuro e a filosofia para ser feliz
Autor(es): Santos, José Carlos Ferreira dos
Orientador(a): Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Theobaldo, Maria Cristina
Membro da Banca: Nascimento Junior, Walter Gomide do
Membro da Banca: Freire, Roberto de Barros
Resumo : Tal qual o corpo formado por átomos, para Epicuro, a alma também o é. Assim, a brevidade da vida corpórea compreende toda a existência do ser haja vista que corpo e alma se decompõem com a morte. Desse modo, o lapso temporal entre a vida e a morte deve ser um instante de felicidade e, para que esse estado se concretize, cabe ao homem viver com prudência, de modo belo e justo. Epicuro preconiza ainda que é preciso afastar o sofrimento e viver uma experiência calcada no prazer. Quiçá as concepções e condutas capazes de gerar a felicidade ao tempo e segundo a proposta filosófica de Epicuro atendam as expectativas do homem no século XXI. A despeito das dores e dos sofrimentos modernos, parece que a felicidade ainda pode ser construída de modo prudente, com beleza e justiça. Epicuro parte da capacidade inata que o indivíduo tem em rejeitar a dor e perseguir o prazer para fundamentar sua análise sobre a imperturbabilidade da alma e o bem-estar físico em uma perspectiva cultural do homem.
Resumo em lingua estrangeira: Like the body isformedbyatoms, for Epicurus, soisthe soul. Thus, thebrevityofcorporeallifeencompassestheentireexistenceofthebeing, giventhat body and soul decomposewith death. Thus, the temporal lapsebetweenlifeand death must beaninstantofhappinessand, for thisstateto materialize, it isuptomantolivewithprudence, in a beautifuland fair way. Epicurus still advocatesthat it isnecessaryto remove sufferingandliveanexperiencebasedonpleasure. Perhapstheconceptionsandbehaviorscapableofgeneratinghappiness over time andaccordingtoEpicurus' philosophicalproposalmeettheexpectationsofman in the 21st century. In spiteofmodernpainsandsufferings, it seemsthathappinesscan still bebuiltprudently, withbeautyand justice. Epicurusdepartsfromtheindividual'sinnatecapacitytorejectpainandpursuepleasur eto base hisanalysisontheimperturbabilityofthe soul andphysicalwell-beingfrom a cultural perspective of man.
Palavra-chave: Epicuro
Ataraxia
Aponía
Tetraphármakon
Autarquia
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Filosofia - CUC - Bacharelado
Referência: SANTOS, José Carlos Ferreira dos. Epicuro e a filosofia para ser feliz. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2799
Data defesa documento: 4-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_José Carlos Ferreira dos Santos.pdf656.96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.