Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2963
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do risco econômico da recria-engorda de bovinos de corte em Mato Grosso
Autor(es): Santos, Camila Alves Dávalos dos
Orientador(a): Procópio, Diego Pierotti
Membro da Banca: Procópio, Diego Pierotti
Membro da Banca: Paula, Nelcino Francisco de
Membro da Banca: Martins Neto, Armando Manoel
Resumo : A bovinocultura de corte é uma atividade mundial onde está envolvida a produção de carne e derivados a partir do processo de abate de bovinos. Um gargalo da bovinocultura nacional é a falta de gestão das propriedades rurais por grande parte dos produtores. O produtor rural, deve estar atento aos custos de produção, para quantificar o quanto de desembolso será feito para produzir como se espera. Com isso, a gestão é necessária dentro das fazendas para que se tenha um acompanhamento da situação da atividade. Diante desse contexto, o objetivo desse estudo é analisar o risco do desempenho econômico da atividade de recria/engorda para o estado de Mato Grosso, dada as condições de oscilação do preço de alguns insumos básicos e do produto comercializado (boi gordo). A base de dados de custos produtivos foi do painel de Orçamento de Custos Produtivos da Bovinocultura de Corte do ano de 2018 elaborado pelo IMEA (INSTITUTO MATO-GROSSENSE DE ECONOMIA AGROPECUÁRIA), bem como as informações sobre a produtividade e série de preços do boi gordo em Mato Grosso. Para a avaliação do risco, foi utilizada a técnica de Simulação de Monte Carlo, por meio da elaboração de 10.000 possíveis valores para o preço em reais/arroba do boi vendido e para os custos com a aquisição de animais e suplementação, representada em reais/hectare. Após isso, foram determinados diferentes tipos de situações para os indicadores financeiros de Margem Bruta, Margem Líquida, Lucro e Relação Benefício-Custo. A partir de 10.000 situações possíveis, avaliou-se que cerca de 8,89% de chances da MB≤0, de 32,21% para a ML≤0, de 84,35% para o L≤0 e de 84,35r% a RBC≤1. Diante desse cenário, pode-se concluir que a atividade de recria/engorda apresenta um elevado risco para um desempenho econômico favorável ao pecuarista. Sendo assim, a adoção de estratégia de comercialização de animais e aquisição de insumos via contratos é uma alternativa para minimizar o efeito da oscilação do preço sobre o resultado financeiro da atividade.
Palavra-chave: Custo de produção
Gestão
Indicadores econômicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Programa: Zootecnia - CUC
Referência: SANTOS, Camila Alves Dávalos dos. Análise do risco econômico da recria-engorda de bovinos de corte em Mato Grosso. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2963
Data defesa documento: 16-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Camila Alves Dávalos dos Santos.pdf597.7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.