Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3030
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
Autor(es): Silva, José Luiz Tavares Martins da
Orientador(a): Jesus, Rodrigo Marcos de
Membro da Banca: Jesus, Rodrigo Marcos de
Membro da Banca: Silva, Alécio Donizete da
Resumo : O presente trabalho tem por objetivo promover uma reflexão a respeito da visão Freiriana da educação que considera esta como uma ferramenta tanto de opressão quanto de libertação do homem. Suas obras apresentam uma crítica a respeito da chamada “educação bancária” que serve como concepção para silenciar os homens e mantê-los sob controle pelas minorias que exercem o poder; ao mesmo tempo que apresentam a educação como a possibilidade de busca da humanização do homem, que é a conscientização de sua realidade, e a possibilidade de movimentação para sua libertação. Paulo Freire coloca o diálogo como a base de todas as relações humanas e, consequentemente, a base para a transformação do homem como transformador do mundo.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to promote a reflection on the Freirean vision of education that considers it as a tool of both oppression and liberation of man. His works present a critique of the so-called “banking education” that serves as a concept to silence men and keep them under control by the minorities that exercise power; at the same time that they present education as the possibility of seeking the humanization of man, which is the awareness of his reality, and the possibility of moving towards his liberation. Paulo Freire places dialogue as the basis of all human relationships and, consequently, the basis for the transformation of man as a transformer of the world.
Palavra-chave: Paulo Freire
Educação
Opressão
Diálogo
Liberdade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Paulo Freire
Education
Oppression
Dialogue
Freedom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Filosofia - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, José Luiz Tavares Martins da. Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3030
Data defesa documento: 9-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_José Luiz Tavares Martins da Silva.pdf540.87 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.