Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3045
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: (Des)financiamento da saúde : as emendas parlamentares em questão
Autor(es): Chaves, Monalisa Rocha de Campos
Orientador(a): Del Bel, Haya
Coorientador: Barbosa, Jackson Rogério
Membro da Banca: Del Bel, Haya
Resumo : Com a Constituição Federal de 1988 o orçamento público brasileiro passou por mudanças significativas e o Sistema Único de Saúde (SUS) sofreu consecutivos ataques contra a sua implementação. Como previsto na Constituição Federal, as emendas parlamentares são instrumentos utilizados para a integração das atividades de planejamento e orçamento utilizado pelo Congresso Nacional para auxiliar no orçamento anual e que por meio das quais podem ser acrescentadas novas programações orçamentárias visando atender as demandas das comunidades a qual representam. Metodologia – Trata-se de uma pesquisa quantitativa de abordagem documental, baseada em dados secundários do uso de emendas parlamentares no financiamento da saúde em Cuiabá, provenientes do Portal da Transparência e da Assessoria de Planejamento e Gestão (ASPLAN) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS). O período do estudo foi de 2014 a 2017, por compreender a vigência do Plano Plurianual no município de Cuiabá. Resultados – Fica evidenciado que para o estado de Mato Grosso o maior número de emendas com valor empenhado não foram aprovadas. Nota-se, que o número de empenho é grande, entretanto o valor pago é baixo quando se compara com o total empenhado, conforme o Portal da Transparência. Considerações finais – Registra-se a necessidade de um estudo que analise se de fato existe uma correlação entre emendas parlamentares e curral eleitoral no estado de Mato Grosso e a necessidade de um estudo de cunho analisador para que se verifique se o objetivo dos parlamentares ao solicitar emendas para a área da saúde realmente está indo de acordo com a necessidade daquele município.
Palavra-chave: Financiamento
Políticas de saúde
Emendas constitucionais
Orçamento
SUS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: CHAVES, Monalisa Rocha de Campos. (Des)financiamento da saúde: as emendas parlamentares em questão. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3045
Data defesa documento: 18-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2020_Monalisa Rocha de Campos Chaves.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.