Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1042
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da relação entre macrotextura e drenabilidade em duas pistas de pouso na região do Vale do Araguaia
Autor(es): Silva, Thamires Ferreira da
Orientador(a): Ferreira, Raul Tadeu Lobato
Membro da Banca: Ferreira, Raul Tadeu Lobato
Membro da Banca: Berté, Susana Dalila Dolejal
Membro da Banca: Gomes Junior, Moisés Freitas
Resumo : Nos últimos anos o transporte aéreo cresceu significativamente no nosso país, e como consequência disso a preocupação com a ocorrência de acidentes envolvendo aeronaves também é crescente. Dentro desse contexto a condição de aderência pneu-pavimento é um parâmetro que permite a avaliação do desempenho quanto à segurança e que pode ser expressa e avaliada por meio das condições de textura superficial. As condições de textura superficial contribuem no processo de frenagem e consequentemente no pouso de aeronaves. Associada à textura, a capacidade drenante também é um parâmetro importante nas condições de segurança, pois se associa com a probabilidade de ocorrência do fenômeno de hidroplanagem. No presente trabalho foram realizados ensaios de mancha de areia e de drenabilidade, que permitiram avaliar os parâmetros de textura e capacidade drenante nas pistas de pouso e decolagem de dois aeroportos da região do Vale do Araguaia, verificando os resultados de acordo com as normas específicas. Com base nos dados coletados foi possível verificar que as duas pistas de pouso satisfazem o limite mínimo exigido pela ANAC e pelo DNIT referente às condições de macrotextura. Através dos resultados obtidos com a realização do ensaio de drenabilidade se observou que a capacidade drenante do aeródromo em Aragarças-GO é maior que em Barra do Garças- MT. Correlacionando os dados obtidos com a realização dos dois ensaios nas duas pistas de pouso foi obtida uma relação satisfatória entre macrotextura e drenabilidade no que diz respeito ao coeficiente de explicação.
Resumo em lingua estrangeira: In the last years brazilian air transportation have increased, and as result concern about aeroplanes accidents has increased either. In this context skid resistance is an property that allows evaluate airport pavements safety conditions, and that can be measure and express by surface texture conditions. Surface texture condition helps in braking process and consequently in aeroplanes landing. Connected with texture, surface drainage capability is a important parameter of safety conditions too, because it is associated with aquaplaning phenomenon occurence risk. In this work were done sand patch and outflow meter tests, that allowed evaluate texture parameters and surface drainage capability of two Araguaia valley region airstrips, comparing obtained results with specific standards. Based on the data collected, it was possible to verify that the two airstrips satisfy the minimum limit required by ANAC and DNIT concerning macrotexture conditions. Through the results obtained with outflow meter test was noted that the draining capacity of the airstrip at Aragarças-GO is greater than Barra do Garças-MT's one. Correlating data obtained with the two tests realisation in both airstrips was obtained a satisfactory relationship with regard to explanatory power.
Palavra-chave: Macrotextura
Drenabilidade
Pavimento aeroportuário
Segurança viária
Palavra-chave em lingua estrangeira: Macrotexture
Drainability
Airport pavements
Road safety
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Engenharia Civil - CUA
Referência: SILVA, Thamires Ferreira da. Avaliação da relação entre macrotextura e drenabilidade em duas pistas de pouso na região do Vale do Araguaia. 2019. 77 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1042
Data defesa documento: 28-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Thamires Ferreira da Silva.pdf3.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.