Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/104
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias de avaliação de glicose sanguínea em juvenis de Pacu (Piaractus mesopotamicus) submetidos à captura e exposição aérea
Autor(es): Corrêa Neto, Calixto Ramos
Orientador(a): Abreu, Janessa Sampaio de
Membro da Banca: Abreu, Janessa Sampaio de
Membro da Banca: Oña, Cely Marini Melo e
Membro da Banca: Hoshiba, Marcio Aquio
Resumo : A glicemia, uma das respostas fisiológicas secundárias mais utilizadas como indicador de estresse em peixes. Este estudo comparou o uso de medidores portáteis de glicose sanguínea aos métodos colorimétricos e enzimáticos realizados em laboratório para determinação da glicemia em pacus juvenis estressados e controle. Pacus juvenis (159, 82 ± 56,96 g e 20,32 ± 2,30 cm) foram capturados de viveiros escavados e transferidos para tanques de alvenaria de 500 litros com fluxo de água e aeração constantes. Após período de aclimatação, um grupo de peixes foi rapidamente capturado e anestesiado para coleta de sangue (grupo Controle) e outro grupo foi capturado, exposto ao ar por 10 minutos e, em seguida, anestesiado para coleta de sangue (grupo Estressado). Na sequência, o sangue dos peixes foi coletado para avaliação de glicemia por meio de medidor digital Accu–Check Advantage™ (Roche Diagnostics) e de método colorimétrico, baseado na utilização de reagentes de cobre alcalino, e enzimático por método de ponto final (utilizando glicose oxidase e reagente Trinder). Independente da metodologia utilizada para determinação de glicose, o grupo Estressado apresentou nível glicêmico significativamente superior em relação ao grupo controle. Nos peixes estressados, a glicemia determinada pelo aparelho portátil medidor apresentou-se significativamente maior em relação às demais metodologias. As análises de regressão linear demonstraram uma forte correlação entre a metodologia utilizando o aparelho portátil medidor e as metodologias enzimática (P<0,001 e r=0,794) e colorimétrica (P<0,0001 e r=0,883). O glicosímetro pode ser considerado uma ferramenta eficiente para análise de glicemia em pacu, pois este método apresentou forte correlação com as metodologias laboratoriais avaliadas.
Palavra-chave: Estresse
Glicemia
Glicose oxidase
Glicosímetro
Peixe
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Programa: Zootecnia - CUC
Referência: CORRÊA NETO, Calixto Ramos. Metodologias de avaliação de glicose sanguínea em juvenis de Pacu (Piaractus mesopotamicus) submetidos à captura e exposição aérea. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/104
Data defesa documento: 2015
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_Calixto Ramos Corrêa Neto.pdf474.92 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.