Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Varajão, Gabriel Di Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T09:29:28Z | - |
dc.date.available | 2019-04-11 | - |
dc.date.available | 2019-05-27T09:29:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.identifier.citation | VARAJÃO, Gabriel Di Queiroz. Mobilidade e acessibilidade urbana: índice de caminhabilidade (ic) da região central da cidade de Barra do Garças - MT. 2019. xiii, 86 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1056 | - |
dc.description.abstract | The city as a means of social, cultural and economic interaction must support the demands from city dwellers. Thereunto, it must have an urban planning adequate for reality of the region. In urnban mobility, it is common see priority of motorized means of transport. It is a problem because motorized means of transport are polluter and put the pedestrians In second plan. Walkability can resolve this problem, it can reverse roles, putting pedestrians as priority. Thereby, the objective of this study was to evaluate the walkability through an index. The index is composed for fifteen indicators adapted from the methodology Piazza and Vieira (2017) and Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP,2018). It was applied in Barra do Garças-MT central region. Barra do Garças is intercepted by BR-070, it has a huge heavy traffic trucks that interfere in the dwellers’ life quality. As expected index revealed different areas that affect in choosing pedestrian to walk. Through elaborated maps from the note of each indicator, it is possible indicate the areas that needs more attention. The biggest needs are lighting and accessibility área. Finally, this paper presents a model project that suggests improvements for a chosen sidewalk segment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-05-27T09:29:09Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf: 4828625 bytes, checksum: 662e07c5fa2554b95332fe0d3c5b66a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-05-27T09:29:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf: 4828625 bytes, checksum: 662e07c5fa2554b95332fe0d3c5b66a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-27T09:29:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf: 4828625 bytes, checksum: 662e07c5fa2554b95332fe0d3c5b66a7 (MD5) Previous issue date: 2019-03-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mobilidade e acessibilidade urbana: índice de caminhabilidade (ic) da região central da cidade de Barra do Garças - MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rezende , Greyce Bernardes de Mello | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9587374827721460 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rezende , Greyce Bernardes de Mello | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9587374827721460 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gomes Junior, Moisés Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8461576022631568 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Moura, Cristopher Antonio Martins de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9000882716552133 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9200856259817385 | pt_BR |
dc.description.resumo | A cidade como um ambiente de interação social, cultural e econômica deve atender as demandas de seus habitantes. Para isso, deve-se haver um planejamento urbano que se adeque a realidade da região. Na área de mobilidade urbana, ainda é comum ver a prioridade de meios de transporte motorizados. Isso é um problema pois além de poluidores, eles colocam o pedestre em segundo plano. A caminhabilidade entra como solução, já que inverte os papeis, colocando o pedestre como prioridade. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a caminhabilidade através de um índice. O índice é composto por 15 indicadores adaptados da metodologia de Piazza e Vieira (2017) e pelo Instituto de políticas de transporte e desenvolvimento (ITDP, 2018). Ele foi aplicado na região central da cidade de Barra do Garças – MT. Barra do Garças é cortada pela BR-070 possuindo um enorme trafego pesado de caminhões que interferem na qualidade de vida dos habitantes. Como esperado o índice revelou diferentes áreas que afetam na escolha do pedestre em caminhar. Através de mapas elaborados a partir da nota de cada indicador, é possível indicar as áreas que necessitam de uma maior atenção. Suas maiores carências são na área de iluminação e acessibilidade. Por fim, o trabalho apresenta um projeto-tipo que sugere melhorias para um segmento de calçada escolhido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Caminhabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índice de caminhabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Barra do Garças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedestre | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Walkability | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Index | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Barra do Garças | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Pestrians | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.