Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVarajão, Gabriel Di Queiroz-
dc.date.accessioned2019-05-27T09:29:28Z-
dc.date.available2019-04-11-
dc.date.available2019-05-27T09:29:28Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.citationVARAJÃO, Gabriel Di Queiroz. Mobilidade e acessibilidade urbana: índice de caminhabilidade (ic) da região central da cidade de Barra do Garças - MT. 2019. xiii, 86 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1056-
dc.description.abstractThe city as a means of social, cultural and economic interaction must support the demands from city dwellers. Thereunto, it must have an urban planning adequate for reality of the region. In urnban mobility, it is common see priority of motorized means of transport. It is a problem because motorized means of transport are polluter and put the pedestrians In second plan. Walkability can resolve this problem, it can reverse roles, putting pedestrians as priority. Thereby, the objective of this study was to evaluate the walkability through an index. The index is composed for fifteen indicators adapted from the methodology Piazza and Vieira (2017) and Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP,2018). It was applied in Barra do Garças-MT central region. Barra do Garças is intercepted by BR-070, it has a huge heavy traffic trucks that interfere in the dwellers’ life quality. As expected index revealed different areas that affect in choosing pedestrian to walk. Through elaborated maps from the note of each indicator, it is possible indicate the areas that needs more attention. The biggest needs are lighting and accessibility área. Finally, this paper presents a model project that suggests improvements for a chosen sidewalk segment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-05-27T09:29:09Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf: 4828625 bytes, checksum: 662e07c5fa2554b95332fe0d3c5b66a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-05-27T09:29:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf: 4828625 bytes, checksum: 662e07c5fa2554b95332fe0d3c5b66a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-27T09:29:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf: 4828625 bytes, checksum: 662e07c5fa2554b95332fe0d3c5b66a7 (MD5) Previous issue date: 2019-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMobilidade e acessibilidade urbana: índice de caminhabilidade (ic) da região central da cidade de Barra do Garças - MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende , Greyce Bernardes de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9587374827721460pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende , Greyce Bernardes de Mello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9587374827721460pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes Junior, Moisés Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461576022631568pt_BR
dc.contributor.referee3Moura, Cristopher Antonio Martins de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9000882716552133pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200856259817385pt_BR
dc.description.resumoA cidade como um ambiente de interação social, cultural e econômica deve atender as demandas de seus habitantes. Para isso, deve-se haver um planejamento urbano que se adeque a realidade da região. Na área de mobilidade urbana, ainda é comum ver a prioridade de meios de transporte motorizados. Isso é um problema pois além de poluidores, eles colocam o pedestre em segundo plano. A caminhabilidade entra como solução, já que inverte os papeis, colocando o pedestre como prioridade. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a caminhabilidade através de um índice. O índice é composto por 15 indicadores adaptados da metodologia de Piazza e Vieira (2017) e pelo Instituto de políticas de transporte e desenvolvimento (ITDP, 2018). Ele foi aplicado na região central da cidade de Barra do Garças – MT. Barra do Garças é cortada pela BR-070 possuindo um enorme trafego pesado de caminhões que interferem na qualidade de vida dos habitantes. Como esperado o índice revelou diferentes áreas que afetam na escolha do pedestre em caminhar. Através de mapas elaborados a partir da nota de cada indicador, é possível indicar as áreas que necessitam de uma maior atenção. Suas maiores carências são na área de iluminação e acessibilidade. Por fim, o trabalho apresenta um projeto-tipo que sugere melhorias para um segmento de calçada escolhido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordCaminhabilidadept_BR
dc.subject.keywordÍndice de caminhabilidadept_BR
dc.subject.keywordBarra do Garçaspt_BR
dc.subject.keywordPedestrept_BR
dc.subject.keyword2Walkabilitypt_BR
dc.subject.keyword2Indexpt_BR
dc.subject.keyword2Barra do Garçaspt_BR
dc.subject.keyword2Pestrianspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Gabriel Di Queiroz Varajão.pdf4.72 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.