Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1076
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A luta das mulheres por direitos com olhar sobre a historicidade do movimento das Promotoras Legais Populares – PLPS de Cuiabá - MT
Autor(es): Araújo, Glayde Alves de
Orientador(a): Baldan, Merilin
Membro da Banca: Baldan, Merilin
Membro da Banca: Freitas, Nivaldo Alexandre de
Membro da Banca: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Resumo : A presente monografia tem como temática o movimento social de mulheres na luta por direitos, tomando como objeto de estudo o movimento das Promotoras Legais Populares. A monografia é de natureza teórica e conceitual, destacando- se os seguintes autores: Daniela Auad (2003), Ivone Gebara (2000), Michele Perrot (1988), Mary del Priore (2013), Heleieth Saffioti (2004), Rachel Soihet (2012) Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeschi (2015), Maria Amélia de Oliveira Teles e Monica de Melo (2017), Maria Amélia de Oliveira Teles (2017). A monografia tem se debruçado para compreender o papel dos movimentos sociais de mulheres em especial o trbalho desenvolvido pelas Promotoras Legais Populares – PLPs de Cuiabá-MT e, analisar os impactos causados pelas atividades desenvolvidas pelas PLPs na vida das mulheres que participam dos cursos de formação.Com o fim de entender o papel das PLPs temos como objetivo geral compreender as organizações sociais e em especifico a história das Promotoras Legais Populares (PLPs), de Cuiabá - MT, tendo as seguintes indagações: Com eu proposito está organização foi criada? Quis foram as protagonistas que estiveram envolvidas na criação? Quais foram as implicações sociais causadas por sua instituição? Como se dá a organização das PLPs em diferentes contextos e espaços? A fim de alcançar esse objetivo geral, foram estipulados os seguintes objetivos específicos: analisar os impactos causados pelas as atividades desenvolvidas pelas PLPs na vida das mulheres que participam dos cursos de formação. Os resultados obtidos permitiram apresentar as estratégias utilizadas pelas PLPs como um dos exemplos de movimentos sociais de mulheres que criam mecanismos de empoderamento para o enfrentamento da violência. ´É cabível ressaltar as PLPs é um instrumento feminista de suma importância, pois possibilita através de cursos de formação, noções básicas dos direitos que são garantidos as mulheres, mas não se restringe apenas as questões jurídicas, capacitando também quanto a assuntos de saúde, educação, política, exclusão e discriminação das mulheres em âmbito social e familiar.
Palavra-chave: Movimento sociais de mulheres
Promotoras legais populares
Empoderamento
Combate a violência de gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Curso: História - CUR
Referência: ARAÚJO, Glayde Alves de. A luta das mulheres por direitos com olhar sobre a historicidade do movimento das Promotoras Legais Populares – PLPS de Cuiabá - MT. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1076
Data defesa documento: 30-Out-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Glayde Alves de Araújo.pdf646.71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Glayde Alves de Araújo.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.