Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Grazielle Santana de-
dc.date.accessioned2019-06-04T18:18:45Z-
dc.date.available2019-02-19-
dc.date.available2019-06-04T18:18:45Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.citationPAULA, Grazielle Santana de. O espaço escolar e a (in) visibilidade social dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1078-
dc.description.abstractThe present monographic work has as main approach the theme the school space and the invisibility of the employees of educational administrative support at the Daniel Martins Moura State School, located in the city of Rondonópolis/MT. In order to achieve this, the general objective of the research was designed to understand the school space and the invisibility of the employees of Administrative Support Educational at the Daniel Martins de Moura School. Thus, the research methodology was based on tools such as bibliographic descriptive research, with interviews with students, teachers and AAEs of the school, which through a quantitative approach analyzed that there is a lot of inequality among employees who work, and it is unfair that the2 professional of SEA does not have a school space for themselves, which demonstrates their social invisibility, a reality that has to be reviewed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-04T18:18:25Z No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Grazielle Santana de Paula.pdf: 340300 bytes, checksum: a09e52a8f02f6e88c4835e8d5784c09f (MD5) Autorização_Grazielle Santana de Paula.pdf: 956768 bytes, checksum: 56f4dc948924c5b163da3a0b7be842a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-04T18:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Grazielle Santana de Paula.pdf: 340300 bytes, checksum: a09e52a8f02f6e88c4835e8d5784c09f (MD5) Autorização_Grazielle Santana de Paula.pdf: 956768 bytes, checksum: 56f4dc948924c5b163da3a0b7be842a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-04T18:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Grazielle Santana de Paula.pdf: 340300 bytes, checksum: a09e52a8f02f6e88c4835e8d5784c09f (MD5) Autorização_Grazielle Santana de Paula.pdf: 956768 bytes, checksum: 56f4dc948924c5b163da3a0b7be842a0 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO espaço escolar e a (in) visibilidade social dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Mourapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Antutérpio Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1396065093737081pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Antutérpio Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1396065093737081pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo possui como principal abordagem o espaço escolar e a invisibilidade dos funcionários de apoio administrativo educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura, situada na cidade de Rondonópolis/MT. Cujo intuito principal era de alcançar informações pertinentes ao tema. O objetivo geral da pesquisa foi delineado para compreender o espaço escolar e a invisibilidade dos funcionários do Apoio Administrativo Educacional na Escola Estadual Daniel Martins Moura. Assim, a metodologia de pesquisa respaldou-se em ferramentas como a pesquisa bibliográfica, descritiva, com aplicação de entrevistas junto a alunos, professores e AAEs da escola, que por meio de uma abordagem quantitativa analisou-se que há muita desigualdade entre funcionários que ali trabalham, sendo injusto que o profissional de AAEs não possui um espaço escolar destinado a si, o que demonstra a sua invisibilidade social, realidade esta que tem que ser revista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programHistória - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordInvisibilidadept_BR
dc.subject.keywordAAEspt_BR
dc.subject.keywordEspaço Escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Invisibilitypt_BR
dc.subject.keyword2AAEspt_BR
dc.subject.keyword2School Spacept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Grazielle Santana de Paula.pdf332.32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Grazielle Santana de Paula.pdf934.34 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.