Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1082
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O chão manchado de sangue : chacinas no campo de Mato Grosso no ano de 1986
Autor(es): Santos, Janailson Ramos dos
Orientador(a): Feix, Plínio José
Membro da Banca: Feix, Plinio José
Membro da Banca: Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira
Resumo : Na presente monografia abordo três chacinas ocorridas no campo de Mato Grosso no ano de 1986. O objetivo é analisar a violência no campo sofrida pela população trabalhadora, motivada pela disputa por terra e, com isso, chamar a atenção do poder público e da sociedade em geral para uma realidade que não pode ser naturalizada, e sim que deve ser rejeita, enfrentada e resolvida. As causas principais dos conflitos e da violência no meio rural são a concentração e falta de regularização das terras e a dominação e exploração imposta às diferentes categorias de trabalhadores do campo, incluindo os povos indígenas. A escolha de algumas chacinas do ano de 1986 é devido ao início do tempo da redemocratização, após 21 anos de ditadura civil-militar. Com isso queremos acentuar que a violência no campo perpassa toda a história brasileira, nos diferentes períodos e regimes políticos até os dias atuais, isso pelo fato da questão da luta pela terra nunca ter sido resolvida. Utilizo-me de alguns teóricos e pesquisadores que tratam do problema da terra, especialmente no período mais recente (a partir da década de 1970) com o avanço da fronteira agrícola para o Centro Oeste e Norte do Brasil, impulsionado com a modernização capitalista da agropecuária. Além dos latifundiários em geral, empresas mineradoras e madeireiras e o setor do agronegócio, os agentes do Estado têm participação direta e indireta na história de barbárie contra os trabalhadores vulneráveis do campo, contribuindo decisivamente para o que chamo de chão manchado de sangue. A pesquisa documental realizada foi a análise de relatórios anuais da Comissão Pastoral da Terra (CPT), relatório Estadual de Direitos Humanos e da Terra e relatório da Comissão Camponesa da Verdade, bem como de jornais de Cuiabá, constituindo-se em fontes para a obtenção de informações sobre três chacinas em Mato Grosso no ano já mencionado: Chacina no Garimpo de Apiacás, Chacina de Juína e Chacina da Gleba Mirassolzinho. A estrutura do texto é composta por dois capítulos: no primeiro abordo a questão agrária sob o problema da violência e no segundo analiso as três chacinas.
Palavra-chave: Questão Agrária
Fronteira Agrícola
Violência
Mato Grosso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: História - CUR
Referência: SANTOS, Janailson Ramos dos. O chão manchado de sangue: chacinas no campo de Mato Grosso no ano de 1986. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1082
Data defesa documento: 10-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2018_Janailson Ramos dos Santos.pdf309.09 kBAdobe PDFVer/Abrir
Autorização_Janailson Ramos dos Santos.pdf1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir    Request a copy


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.