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dc.creatorCunha, Sirlande Telis-
dc.date.accessioned2019-06-07T20:58:54Z-
dc.date.available2019-02-08-
dc.date.available2019-06-07T20:58:54Z-
dc.date.issued2018-10-28-
dc.identifier.citationCUNHA, Sirlande Telis. Ser caminhoneiro: as condições adversas de trabalho na região de Rondonópolis. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1092-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-07T20:58:24Z No. of bitstreams: 2 TCCP_2018_Sirlande Telis da Cunha.pdf: 1005489 bytes, checksum: 0ece40b7a66fff01c4967879206b78e9 (MD5) Autorização_Sirlande Telis da Cunha.pdf: 976573 bytes, checksum: 2f253fb76cd0b8f9bbff5d08c2a8969e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSer caminhoneiro : as condições adversas de trabalho na região de Rondonópolispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Feix, Plínio José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131835210536778pt_BR
dc.contributor.referee1Feix, Plinio José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131835210536778pt_BR
dc.contributor.referee2Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4656920799712889pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Ronaldo Alves Ribeiro dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5511277548095065pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma discussão acerca das condições de trabalho dos caminhoneiros na região de Rondonópolis-MT, tendo como objetivos problematizar a situação de invisibilidade, com que é submetida está profissão responsável pelo transporte de boa parte da produção da região, e também analisar a realidade de exploração vivenciada no seu trabalho, agravada com a recente aprovação da Lei nº 13.103, de 17 de abril de 2015, chamada de Lei do Caminhoneiro. Esta Lei é responsável pelo aumento da jornada de trabalho e pela diminuição do tempo de descanso, aumentando, assim, os riscos de acidentes e os problemas de saúde dessa categoria. A investigação insere-se na metodologia de pesquisa histórica, tendo como área de estudo o mundo do trabalho, utilizando uma determinada bibliografia para a referência teórica e uma base empírica que prioriza o registro digital (fotografia) e relatos de experiência minhas enquanto viajante em caminhão nas estradas do estado de Mato Grosso. Os resultados da pesquisa indicam a precarização nos locais de trabalho e a desumanização do trabalhador,pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programHistória - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de cargaspt_BR
dc.subject.keywordMundo do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordCaminhoneirospt_BR
dc.subject.keywordLei dos Caminhoneirospt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

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