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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Políticas públicas afirmativas : cursinho pré-vestibular gratuito Zumbi dos Palmares no Município de Rondonópolis-MT
Autor(es): Lima, Valdivino Ferreira de
Orientador(a): Pereira, Antutérpio Dias
Membro da Banca: Pereira, Antutérpio Dias
Membro da Banca: Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira
Membro da Banca: Scudder, Priscila de Oliveira Xavier
Resumo : Esse artigo foi baseado na categoria histórico, social e cultural, com uma prática in loco que instiga o pesquisador a conhecer, estudar, refletir, discutir e agir a mais de uma década de trabalho voltado à política pública afirmativa. Tal prática cotidiana nos instiga sobre esse objeto criado para jovens negros, afrodescendentes e brancos pobres, que são deixados à margem do caminho da educação brasileira que se mostra elitizada. O intuito em relação à política pública afirmativa precisa ser estudado e mostrar a importância da existência e permanência dessas políticas públicas afirmativas que via de regra é direcionada as minorias, mas que, no caso do Brasil, precisa ser pensada e desenvolvida para a grande maioria do povo brasileiro, que sofre as mazelas deixadas pelo estado brasileiro ao longo de mais de 500 anos de história racista, patriarcal, machista e homo fóbica. No seu desenvolvimento, essa situação efetivou um modelo de capitalismo neoliberal globalizado, e um racismo inovador, institucional, estrutural e sistêmico que impede a revolução da educação a favor da maioria dos cidadãos carentes de conhecimento, formal, cultural e histórico, que os liberte da caverna em que foram esquecidos e trancados. A pesquisa tem uma abordagem quantitativa e qualitativa, mostrando através do método dialético, propõe dialogar na história e na construção do conhecimento, e, através da aplicação de um questionário contendo seis perguntas que auxiliou na reflexão a respeito das problemáticas relacionadas à marginalização e a pobreza no Brasil, que tem uma cor, sexo e um lugar específico, em que muitas vezes as políticas de extermínio da juventude negra, o tráfico de drogas, a exploração sexual e o trabalho precário chegam antes das políticas públicas.
Resumo em lingua estrangeira: This paper is based on the category historical, social and cultural, with an in loco practice that has instigated the researcher to know, to study, to consider, to discuss and to act for more than a decade of work focused on affirmative public policy. Such everyday practice instigated over this object created for black, afro-descendant and poor white young men who are left aside the path of the Brazilian education, which presents itself as elitist. The aim in relation to the affirmative public policy needs to be studied and to show the importance of the very existence and permanence of these affirmative public policies that, as a rule, targets minorities, but which, in Brazil, needs to be thought about and developed for the majority of the Brazilian people, which are victims of the woes left by the Brazilian government for over 500 years of a racist, patriarchal, macho and homophobic history. One which, during its development, put into effect a model of globalized neoliberal capitalism, and an innovative, institutional, structural and systemic racism that prevents revolution in education in favor of most part of citizens with low-leveled, formal, cultural and historical knowledge, which would free them from the cave where they were forgotten and locked. This research has both quantitative and qualitative approaches, showing, via a dialectical method, that it aims to cover history and knowledge gathering and, through the application of a questionnaire bearing six questions that helped ponder over respect for problems related to marginalization and poverty in Brazil, which have a specific color, sex and place, where policies of black youth extermination, drug trafficking, sexual exploitation and precarious work often come to them before such public policies.
Palavra-chave: Políticas públicas afirmativas
Afrodescendentes
Racismo institucional
Racismo sistêmico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Affirmative public policies
Afro-descendants
Institutional racism
Systemic racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: História - CUR
Referência: LIMA, Valdivino Ferreira de. Políticas públicas afirmativas: cursinho pré-vestibular gratuito Zumbi dos Palmares no Município de Rondonópolis-MT. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1158
Data defesa documento: 22-Oct-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Sociedade, política e cidadania: olhares transdisciplinares - CUR

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