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dc.creatorRodrigues, Kaique Saimon Lemes Farias-
dc.date.accessioned2019-06-12T15:20:03Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2019-06-12T15:20:03Z-
dc.date.issued2019-04-13-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Kaique Saimon Lemes Farias. O uso de substâncias psicoativas entre estudantes de uma instituição pública de ensino superior no estado de Mato Grosso, Brasil. 2019. 70 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1179-
dc.description.abstractO uso de substâncias psicoativas (SPAs), pode ser caracterizado de acordo com o hábito de consumo do usuário, que varia desde a experimentação a dependência. Neste sentido, objetivou-se avaliar o consumo de substâncias psicoativas entre os estudantes de uma universidade pública no interior de Mato Grosso. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 239 estudantes do Campus Universitário do Araguaia (I e II) da Universidade Federal de Mato Grosso nas cidades de Pontal do Araguaia-MT e Barra do Garças-MT, por meio do uso de um questionário semiestruturado e do Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST), entrevistados nos espaços comuns de vivência extraclasse. Os dados foram lançados e analisados no programa Microsoft Excel 2013. O estudo foi aprovado pela UFMT/CUA sob parecer nº515/705. Os universitarios tinham idade entre 18 a 51 anos, houve uma similaridade da amostra entre homens e mulheres, majoritariamente estudantes sem renda mensal, que residiam sozinhos ou com os pais. As SPAs mais consumidas foram o álcool, o tabaco e a maconha. O uso das SPA, segundo os estudantes deu-se por influência dos amigos, por curiosidade e por ansiedade. Os estudantes relataram prejuízos e danos decorrentes do uso de SPAs, tais como episódios de blackout (apagões, perda de memória), direção insegura, prática sexual sem proteção, faltas e reprovações na universidade. Apesar do grande número de usuários de SPA entre os estudantes, poucos procuraram instituições de saúde ou de apoio, como o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), para enfrentar os problemas decorrentes do uso. Visando traçar estratégias de intervenção e de promoção da saúde, no contexto intracadêmico, buscou-se avaliar o uso e abuso de SPAs, através de um instrumento já validado, como teste para triagem do envolvimento com fumo, álcool e outras drogas (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test – ASSIST), em que se detectou a necessidade de encaminhamento de estudantes para tratamento intensivo e, muitos outros em risco de migração para o uso abusivo destas substâncias. Os estudantes apontaram ainda os tipos de atividades preventivas ao uso de SPA, tais como palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas como teatro, dança ou oficinas de bases educativas que melhorariam as campanhas educacionais da instituição. Desta forma, notou-se a importância do desenvolvimento de projetos integradores, com abordagens interdisciplinares, que abordem os determinantes e condicionantes do uso de SPA entre estudantes e, ainda, que promovam a integração social saudável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-06-12T15:20:03Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Kaique Saimon Lemes Farias Rodrigues.pdf: 2062206 bytes, checksum: bd5c3781702f8732c6ed117bfffbeaea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T15:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Kaique Saimon Lemes Farias Rodrigues.pdf: 2062206 bytes, checksum: bd5c3781702f8732c6ed117bfffbeaea (MD5) Previous issue date: 2019-04-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleO uso de substâncias psicoativas entre estudantes de uma instituição pública de ensino superior no estado de Mato Grosso, Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lunardi, Rosaline Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297919601343325pt_BR
dc.contributor.referee1Lunardi, Rosaline Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297919601343325pt_BR
dc.contributor.referee2Lemes, Alisséia Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7962964326421386pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Vagner Ferreira do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134268880865735pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9905900828995795pt_BR
dc.description.resumoO uso de substâncias psicoativas (SPAs), pode ser caracterizado de acordo com o hábito de consumo do usuário, que varia desde a experimentação a dependência. Neste sentido, objetivou-se avaliar o consumo de substâncias psicoativas entre os estudantes de uma universidade pública no interior de Mato Grosso. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 239 estudantes do Campus Universitário do Araguaia (I e II) da Universidade Federal de Mato Grosso nas cidades de Pontal do Araguaia-MT e Barra do Garças-MT, por meio do uso de um questionário semiestruturado e do Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST), entrevistados nos espaços comuns de vivência extraclasse. Os dados foram lançados e analisados no programa Microsoft Excel 2013. O estudo foi aprovado pela UFMT/CUA sob parecer nº515/705. Os universitarios tinham idade entre 18 a 51 anos, houve uma similaridade da amostra entre homens e mulheres, majoritariamente estudantes sem renda mensal, que residiam sozinhos ou com os pais. As SPAs mais consumidas foram o álcool, o tabaco e a maconha. O uso das SPA, segundo os estudantes deu-se por influência dos amigos, por curiosidade e por ansiedade. Os estudantes relataram prejuízos e danos decorrentes do uso de SPAs, tais como episódios de blackout (apagões, perda de memória), direção insegura, prática sexual sem proteção, faltas e reprovações na universidade. Apesar do grande número de usuários de SPA entre os estudantes, poucos procuraram instituições de saúde ou de apoio, como o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), para enfrentar os problemas decorrentes do uso. Visando traçar estratégias de intervenção e de promoção da saúde, no contexto intracadêmico, buscou-se avaliar o uso e abuso de SPAs, através de um instrumento já validado, como teste para triagem do envolvimento com fumo, álcool e outras drogas (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test – ASSIST), em que se detectou a necessidade de encaminhamento de estudantes para tratamento intensivo e, muitos outros em risco de migração para o uso abusivo destas substâncias. Os estudantes apontaram ainda os tipos de atividades preventivas ao uso de SPA, tais como palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas como teatro, dança ou oficinas de bases educativas que melhorariam as campanhas educacionais da instituição. Desta forma, notou-se a importância do desenvolvimento de projetos integradores, com abordagens interdisciplinares, que abordem os determinantes e condicionantes do uso de SPA entre estudantes e, ainda, que promovam a integração social saudável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.keywordDetecção do abuso de substânciaspt_BR
dc.subject.keywordServiços de saúde para estudantespt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordRedução do danopt_BR
dc.subject.keywordAssist.pt_BR
dc.subject.keyword2Detection of substance abusept_BR
dc.subject.keyword2Health services for studentspt_BR
dc.subject.keyword2Mental healthpt_BR
dc.subject.keyword2Health educationpt_BR
dc.subject.keyword2Harm reductionpt_BR
dc.subject.keyword2Assist.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

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