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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1181
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aspectos sexuais de caminhoneiros |
Autor(es): | Busanello, Rodrigo da Silva |
Orientador(a): | Rocha , Elias Marcelino da |
Membro da Banca: | Rocha , Elias Marcelino da |
Membro da Banca: | Cioffi, Andreia Correia de Souza |
Membro da Banca: | Rempel, Carla Ferreira |
Resumo : | A sexualidade masculina é um termo pouco abordado nos serviços de saúde e no cenário das políticas públicas levando a escassez de debate. Ultimamente, observa-se a ocorrência de desconstrução da visão masculina como um ser intangível por doenças. Com o surgimento desse homem moderno, tenta-se abranger as necessidades de saúde, sendo uma delas, a saúde sexual. Os motoristas de caminhões são uma classe trabalhadora predominantemente masculina de grande vulnerabilidade, já que possuem uma carga de trabalho extenuante, baixa adesão aos serviços básicos de saúde, baixa escolaridade, uso de substâncias psicoativas, relações sexuais sem proteção, múltiplas parcerias e ainda são bastante assediados pelos profissionais do sexo. Objetivou-se descrever sobre a sexualidade de caminhoneiros. Trata-se de estudo exploratório descritivo realizado com 177 motoristas de caminhão que participaram do projeto “Viva bem Caminhoneiro” em 2018, na cidade de Barra do Garças-MT e foi analisado pelo software Epi Info (versão: 3.5.1). Dentre os caminhoneiros atendidos e entrevistados, 74% afirmam trabalhar de 10 a 15 horas diárias e 50% ficam mais de 15 dias longe de sua casa. Apenas 42% relatou uso de camisinha em relações sexuais casuais: 40% alega decisão própria pelo uso do preservativo; 4% decisão da parceria; 20% de ambos envolvidos. Sobre o desempenho sexual, 79% avaliou como bom ou ótimo e 9% considera que raramente ou nunca tem interesse por iniciar uma relação sexual. Identificou-se que 23% nunca ou raramente está satisfeito com as preliminares e 77% relatou sempre ou a maioria das vezes ter confiança para conquistar a parceria a fim de iniciar o ato sexual. Quanto ao tempo de ereção, 7% está no grupo dos que nunca ou raramente conseguem manter o pênis ereto para uma relação sexual satisfatória. 34% do grupo diz nunca ou raramente conseguir ter controle sobre a ejaculação para um ato sexual prazeroso. Em relação ao orgasmo, 98% menciona conseguir sempre ou na maioria das vezes, sendo 1,5% os que utilizam estimulantes sexuais sempre ou na maioria das vezes, com a predominância do Viagra (Sildenafil). Evidenciou-se que a sexualidade dos caminhoneiros pode estar comprometida devido a construção social da masculinidade. Por ser um tema cercado de preconceito e tabus, a maioria dos motoristas podem ter omitido a veracidade em relação a própria sexualidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | Male sexuality is a poorly addressed term in health services and in the public policy scenario and there is a lack of discussion. Lately, there has been the occurrence of deconstruction of the male view as an intangible being by disease. With the emergence of this modern man tries to cover the health needs, one being, sexual health. Truck drivers, a predominantly male working class, have a strenuous workload, low adherence to basic health services, low schooling, use of psychoactive substances, unprotected sex, multiple partnerships, and even major harassment by sex workers, it put them as a population of great vulnerability. The objective was to describe the sexuality of truck drivers. It is a descriptive exploratory study conducted with 177 truck drivers who participated in the project “Viva bem Caminhoneiro” in the city of Barra do Garças-MT, in the first half of 2018 and was analyzed by software Epi Info (version: 3.5.1). 177 truck drivers were attended and interviewed, of whom 74% said they worked 10 to 15 hours a day and 50% were more than 15 days away from home. Only 42% reported using condoms in casual sex: 40% claimed their own decision to use condoms; 4% partnership decision; 20% of both involved. About sexual performance 79% rated as good or great and 9% considered that they rarely or never have an interest in starting a sexual relationship. It has been identified that 23% are never or rarely satisfied with the preliminaries and 77% reported always or most often have the confidence to conquer the partnership in order to initiate the sexual act. As for the erection time, 7% is in the group of those who never or rarely manage to keep the penis erect for a satisfactory sexual intercourse. 34% of the group says they never or rarely get control over ejaculation for a pleasurable sexual act. Regarding the orgasm, 98% mention getting always or most of the time, and 1.5% those using sexual stimulants always or most of the time, with the predominance of Sildenafil. It was evidenced that the sexuality of the truck can be compromised due to the social construction of masculinity. Being a fenced theme of prejudice and taboos, most drivers may have omitted the truth regarding their sexuality. |
Palavra-chave: | Sexualidade Motoristas Masculinidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Sexuality Drivers Masculinity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Enfermagem - CUA |
Referência: | BUSANELLO, Rodrigo da Silva. Aspectos sexuais de caminhoneiros. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1181 |
Data defesa documento: | 22-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Enfermagem - Araguaia |
Arquivos deste item:
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