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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Ellen Cristina Batista Reis-
dc.date.accessioned2019-06-28T21:18:14Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2019-06-28T21:18:14Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.citationNUNES, Ellen Cristina Batista Reis. Limites e possibilidades da avaliação da aprendizagem: um estudo a partir da literatura e da pesquisa em educação. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1218-
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLimites e possibilidades da avaliação da aprendizagem : um estudo a partir da literatura e da pesquisa em educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Rosana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0099631864718875pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Eglen Pipi Silvia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a avaliação da aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental a partir da seguinte problematização: o que os estudos na área da avaliação têm indicado como limites e possibilidades da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas brasileiras? Deste modo, objetivou-se investigar pesquisas (teses e dissertações) defendidas entre 2010 a 2017 visando conhecer e analisar limites e possibilidades da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas brasileiras, bem como refletir sobre os desafios para a prática docente que ainda permanecem nas escolas em torno da avaliação da aprendizagem. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica orientada pela busca de reflexões sobre a perspectiva da avaliação mediadora no processo ensinoaprendizagem. O levantamento inicial de literatura sobre o tema permitiu discutir conceitos importantes de avaliação na obra de Hoffman, Freitas e Luckesi, principalmente. Com base nestes autores discuti mais centralmente a concepção de avaliação mediadora, que orienta a prática dos professores para a busca das aprendizagens das crianças na sala de aula. Com esta visão, a partir do levantamento de pesquisas no Banco de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente – CAPES, apresentei pesquisas sobre a avaliação desenvolvidas nos últimos anos no Brasil e selecionei, entre elas, uma dissertação para a análise, tendo em vista responder ao objetivo desta pesquisa. A análise desta dissertação de mestrado, cuja pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas do município Ponta Grossa (PR), que atua no regime de ciclos, me permitiu entender e refletir sobre alguns aspectos da avaliação em curso nas escolas. É possível afirmar, em relação aos limites e possibilidades da avaliação, que a perspectiva de avaliação formativa vem sendo adotada pela maioria dos professores do estudo em foco, como um esforço de romper com perspectivas tradicionais de avaliação. Entendo que avaliação formativa assumida pelas escolas é uma forma de avaliação mediadora e, com base na dissertação estudada, destaco que as possibilidades de uma prática de avaliação mais democrática dependem de as escolas definirem um compromisso com a avaliação no seu Projeto Político Pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPedagogia - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAvaliação mediadorapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Pedagogia - Rondonópolis

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