Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Ellen Cristina Batista Reis | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T21:18:14Z | - |
dc.date.available | 2019-04-15 | - |
dc.date.available | 2019-06-28T21:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Ellen Cristina Batista Reis. Limites e possibilidades da avaliação da aprendizagem: um estudo a partir da literatura e da pesquisa em educação. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1218 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T21:17:45Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf: 353891 bytes, checksum: 4f93b276fd3dce1f3064276cc2bd2e00 (MD5) Autorização_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf: 875391 bytes, checksum: 2e7652bd966a377ba392d48247593a79 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-06-28T21:18:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf: 353891 bytes, checksum: 4f93b276fd3dce1f3064276cc2bd2e00 (MD5) Autorização_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf: 875391 bytes, checksum: 2e7652bd966a377ba392d48247593a79 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-28T21:18:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf: 353891 bytes, checksum: 4f93b276fd3dce1f3064276cc2bd2e00 (MD5) Autorização_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf: 875391 bytes, checksum: 2e7652bd966a377ba392d48247593a79 (MD5) Previous issue date: 2019-03-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Limites e possibilidades da avaliação da aprendizagem : um estudo a partir da literatura e da pesquisa em educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1583175347126296 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1583175347126296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Rosana Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0099631864718875 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Eglen Pipi Silvia | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3996413567500385 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a avaliação da aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental a partir da seguinte problematização: o que os estudos na área da avaliação têm indicado como limites e possibilidades da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas brasileiras? Deste modo, objetivou-se investigar pesquisas (teses e dissertações) defendidas entre 2010 a 2017 visando conhecer e analisar limites e possibilidades da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas brasileiras, bem como refletir sobre os desafios para a prática docente que ainda permanecem nas escolas em torno da avaliação da aprendizagem. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica orientada pela busca de reflexões sobre a perspectiva da avaliação mediadora no processo ensinoaprendizagem. O levantamento inicial de literatura sobre o tema permitiu discutir conceitos importantes de avaliação na obra de Hoffman, Freitas e Luckesi, principalmente. Com base nestes autores discuti mais centralmente a concepção de avaliação mediadora, que orienta a prática dos professores para a busca das aprendizagens das crianças na sala de aula. Com esta visão, a partir do levantamento de pesquisas no Banco de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente – CAPES, apresentei pesquisas sobre a avaliação desenvolvidas nos últimos anos no Brasil e selecionei, entre elas, uma dissertação para a análise, tendo em vista responder ao objetivo desta pesquisa. A análise desta dissertação de mestrado, cuja pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas do município Ponta Grossa (PR), que atua no regime de ciclos, me permitiu entender e refletir sobre alguns aspectos da avaliação em curso nas escolas. É possível afirmar, em relação aos limites e possibilidades da avaliação, que a perspectiva de avaliação formativa vem sendo adotada pela maioria dos professores do estudo em foco, como um esforço de romper com perspectivas tradicionais de avaliação. Entendo que avaliação formativa assumida pelas escolas é uma forma de avaliação mediadora e, com base na dissertação estudada, destaco que as possibilidades de uma prática de avaliação mais democrática dependem de as escolas definirem um compromisso com a avaliação no seu Projeto Político Pedagógico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Pedagogia - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação mediadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf | 345.6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Ellen Cristina Batista Reis Nunes.pdf | 854.87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.