Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chaves, Raquel Izidorio | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T17:52:19Z | - |
dc.date.available | 2019-04-10 | - |
dc.date.available | 2019-07-02T17:52:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-15 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Raquel Izidorio. O estágio curricular e as narrativas autobiográficas na formação docente inicial: pesquisa e reflexão em processo formativo. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1235 | - |
dc.description.abstract | This paper discusses the Curricular Supervised Practice and the importance of the autobiographical narratives in the process of initial education of the future teacher and their contributions for the construction of a researcher and reflexive professional. It arises as a bibliographic research, in the form of Undergraduate Thesis (TCC), presented to the Department of Education/Licentiate Course in Pedagogy of the Federal University of Mato Grosso, university campus of Rondonópolis. The objective of this paper is to investigate the Curricular Supervised Practice substantiated in the research and in the educational practice, having as leading theme the reflexive narratives of the experiences lived by the future teachers in the educational contexts, parting from the premise that this proposal contributes to the composition of the critical-reflexive teacher. For this investigation, it was carried out study and research in books, dissertations and theses, articles and texts published in scientific events which discuss the topic and among other materials related to initial teacher education, the supervised practice as research, the autobiographical narratives and their important to the process of composition of the teacher, as a reflexive individual. It was confirmed, during this investigation, that the supervised practice when associated to research and the use of autobiographical narratives promotes the process of critical reflection about the experiences lived, during this period, contributing significantly to the composition of a teacher who investigates the educational reality and their context of professional action. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-07-02T17:51:54Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Raquel Izidorio Chaves.pdf: 605013 bytes, checksum: 31c30cbb5fbdbb771190165b0b1fb011 (MD5) Autorização_Raquel Izidorio Chaves.pdf: 840018 bytes, checksum: bdcda0760acec20aa955df97edacd61b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-07-02T17:52:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Raquel Izidorio Chaves.pdf: 605013 bytes, checksum: 31c30cbb5fbdbb771190165b0b1fb011 (MD5) Autorização_Raquel Izidorio Chaves.pdf: 840018 bytes, checksum: bdcda0760acec20aa955df97edacd61b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-02T17:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Raquel Izidorio Chaves.pdf: 605013 bytes, checksum: 31c30cbb5fbdbb771190165b0b1fb011 (MD5) Autorização_Raquel Izidorio Chaves.pdf: 840018 bytes, checksum: bdcda0760acec20aa955df97edacd61b (MD5) Previous issue date: 2019-03-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O estágio curricular e as narrativas autobiográficas na formação docente inicial : pesquisa e reflexão em processo formativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Rosana Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0099631864718875 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Rosana Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0099631864718875 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho versa sobre o Estágio Curricular Supervisionado e a importância das narrativas autobiográficas no processo de formação inicial do futuro professor e a suas contribuições para a construção de um profissional pesquisador e reflexivo. Constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, na forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao Departamento de Educação/Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus universitário de Rondonópolis. O objetivo desse trabalho é investigar o Estágio Curricular Supervisionado fundamentado na pesquisa e na prática educativa, tendo como eixo condutor as narrativas reflexivas das experiências vivenciadas pelos futuros professores nos espaços educativos, partindo da premissa que essa proposta colabora para a constituição do professor crítico-reflexivo. Para esta pesquisa realizou-se estudos e pesquisas em livros, teses e dissertações, artigos e textos publicados em eventos científicos que versam sobre a temática e entre outros materiais relacionados sobre a formação inicial docente, o estágio como pesquisa, as narrativas autobiográficas e sua importância ao processo de constituição do professor, como sujeito reflexivo. Evidenciou-se durante este trabalho, que o estágio quando associado a pesquisa e a utilização das narrativas autobiográficas favorece o processo de reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas, durante esse período, contribuindo significativamente para a constituição de um docente que investiga a realidade educacional e o seu espaço de atuação profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Pedagogia - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teacher education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Supervised practice | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Autobiographical narratives | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Raquel Izidorio Chaves.pdf | 590.83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Raquel Izidorio Chaves.pdf | 820.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.