Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1236
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Rosalina Maria | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T18:19:14Z | - |
dc.date.available | 2019-04-15 | - |
dc.date.available | 2019-07-02T18:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Rosalina Maria. A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: análise dos diários de classe. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1236 | - |
dc.description.abstract | This research is a work of conclusion of course, prepared by a licencianda in finalization of the course of degree in Pedagogy by the Federal University of Mato Grosso. The objective of this research is to investigate how the work with reading was developed in the initial years, from the records of the teachers made in the Class Diaries that compose the collection of the research group "Literacy and Literacy" - ALFALE / PPGEDU / UFMT / CUR, to identify the space given to reading in literacy processes. The choice of this theme was based on my gaps in how the process of understanding the reading of scientific texts occurs. Through the analysis of some authors and scholars of education the work presented here is not intended to indicate formulas or paths to be covered, but to point out the importance and contribution of reading and how this can promote the taste for it. The question raised is how teachers worked with reading in the early years of elementary education in the 1990s based on the class diaries in the ALFALE / PPGEDU / UFMT / CUR document. For this purpose, the documentary approach was used. The results evidenced that when analyzing vestiges of some Class Diaries from the works evidenced there is a viable reflection on the way in which the reading of the text, its interpretation and the production of other texts by the students take place within the room and how this has changed over time. With this it is worth remembering that the good reading formation offers other subsidies for the individual to describe the world that surrounds him and expresses himself. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-07-02T18:18:50Z No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Rosalina Maria Rocha.pdf: 2704541 bytes, checksum: b173eb5146c0fdfb3ee5416ae652660c (MD5) Autorização_Rosalina Maria Rocha.pdf: 811943 bytes, checksum: 7d71fb75bc05a6e1348d44ab3c5dc51b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-07-02T18:19:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Rosalina Maria Rocha.pdf: 2704541 bytes, checksum: b173eb5146c0fdfb3ee5416ae652660c (MD5) Autorização_Rosalina Maria Rocha.pdf: 811943 bytes, checksum: 7d71fb75bc05a6e1348d44ab3c5dc51b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-02T18:19:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_2019_Rosalina Maria Rocha.pdf: 2704541 bytes, checksum: b173eb5146c0fdfb3ee5416ae652660c (MD5) Autorização_Rosalina Maria Rocha.pdf: 811943 bytes, checksum: 7d71fb75bc05a6e1348d44ab3c5dc51b (MD5) Previous issue date: 2019-04-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental : análise dos diários de classe | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9412354367060943 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9412354367060943 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Rosana Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0099631864718875 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pilegi, Sílvia de Fátima | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4246647189370104 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é um trabalho de conclusão de curso, elaborado por uma licencianda em finalização do curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo desta pesquisa foi sobre como era desenvolvido o trabalho com a leitura nos anos iniciais, a partir dos registros.. dos professores feitos nos Diários de Classe que compõem o acervo do grupo de pesquisa “Alfabetização e Letramento Escolar” – ALFALE/PPGEDU/UFMT/CUR, para identificar o espaço dado à leitura nos processos de alfabetização. A escolha desta temática partiu de minhas lacunas de como se dá o processo da compreensão da leitura dos textos científicos. Por meio da análise de alguns autores e estudiosos da Educação o trabalho aqui exposto não pretende apontar fórmulas ou caminhos a serem percorridos, mas apontar a importância e a contribuição da leitura e como isso pode promover o gosto pela mesma. A questão levantada é com que frequência os professores trabalhavam com a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base 6 (seis) diários de classe, de 6 (seis) professoras referente aos anos de 1994 à 1998, que constam no documento do ALFALE/PPGEDU/UFMT/CUR. Para tanto utilizou-se da abordagem documental. Os resultados evidenciaram que, ao analisar vestígios de alguns Diários de Classe a partir dos trabalhos ali evidenciados torna-se viável uma reflexão acerca da maneira que a leitura de texto, sua interpretação e a produção de outros textos por parte dos alunos ocorrem no âmbito da sala de aula e como isso tem modificado ao longo do tempo. Com isso vale lembrar que a boa formação leitora oferece outros subsídios para que o indivíduo descreva o mundo que o cerca e se expresse. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Pedagogia - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diários de classe | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática cocente | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Literacy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Reading | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Class diaries | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching practice | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Pedagogia - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Rosalina Maria Rocha.pdf | 2.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Rosalina Maria Rocha.pdf | 792.91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.