Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Gabrielle Emily Boaventura-
dc.date.accessioned2019-07-03T11:30:35Z-
dc.date.available2018-10-17-
dc.date.available2019-07-03T11:30:35Z-
dc.date.issued2018-10-10-
dc.identifier.citationTAVARES, Gabrielle Emily Boaventura. Prática docente associada à síndrome de Burnout. 2018. 42 f. TCC (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1239-
dc.description.abstractTeachers are influenced by the educational reforms that come from current policies, which affect them negatively, generating work intensification and leaving them susceptible to Burnout Syndrome. The aim of this study was to evaluate Burnout Syndrome in primary and higher education teachers and compare which factors are associated with their development. A cross-sectional study was carried out with 171 primary and higher education teachers between 2017 and 2018. The Cuestionario para la evaluación del síndrome de quemarse por el trabajo was used to measure the syndrome. The results did not show significant differences of the Syndrome in relation to the two teaching classes. Of the associated factors, the variable "profession interference in quality of life" and "lack of support from the institution" showed a negative association for both classes. Factors such as "marital status" and "work link" have proved to be protective for higher education teachers. For elementary school teachers they associated themselves with "lack of peer support" and "problems with students". It is observed that there are problems in the two teaching classes that seem to differ on the cause, but that point to a same outcome, the worsening of the health of these professionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2019-07-03T11:30:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Gabrielle Emily Boaventura Tavares.pdf: 1534757 bytes, checksum: 05749b88eb6366e48479a8cc6d722e74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-03T11:30:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2018_Gabrielle Emily Boaventura Tavares.pdf: 1534757 bytes, checksum: 05749b88eb6366e48479a8cc6d722e74 (MD5) Previous issue date: 2018-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrática docente associada à síndrome de Burnoutpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Toledo , Olegario Rosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9667972169863708pt_BR
dc.contributor.referee1Toledo, Olegario Rosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9667972169863708pt_BR
dc.contributor.referee2Suchara , Eliane Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504937180147524pt_BR
dc.contributor.referee3David , Flávia Lúcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615102786293302pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2052111205015021pt_BR
dc.description.resumoOs docentes sofrem influência das reformas educacionais advindas das políticas atuais, que os afeta negativamente, gerando intensificação no trabalho e deixando-os susceptíveis à Síndrome de Burnout. Objetivou-se avaliar a Síndrome de Burnout em professores do ensino básico e superior e comparar quais fatores se associam ao seu desenvolvimento. Para tanto, realizou-se um estudo transversal com 171 docentes de ensino básico e superior entre 2017 e 2018. Utilizou-se o Cuestionario para la evaluación del síndrome de quemarse por el trabajo para mensurar a Síndrome. Os resultados encontrados não mostraram diferenças significativas da Síndrome em relação às duas classes docentes. Dos fatores associados, a variável “interferência da profissão na qualidade de vida” e a “falta de suporte da instituição” mostraram associação negativa para as duas classes. Fatores como “estado civil” e “vínculo de trabalho”, mostraram-se protetivos para professores de ensino superior. Para os professores de ensino básico se associaram “falta de apoio de colegas” e “problemas com alunos”. Observa-se que existem problemas nas duas classes docentes que parecem divergir quanto à causa, mas que apontam para um mesmo desfecho, a piora da saúde destes profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programFarmácia - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.subject.keywordEsgotamento profissionalpt_BR
dc.subject.keywordSaúde docentept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subject.keyword2Professional exhaustionpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching healthpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Occupational healthpt_BR
dc.subject.keyword2Occupational stresspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Gabrielle Emily Boaventura Tavares.pdf1.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.