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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1249
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A percepção dos professores sobre a educação sexual em uma escola do ensino fundamental e médio na cidade de Sinop-MT |
Autor(es): | Nascimento, Juliana Silva do |
Orientador(a): | Oliveira, Pâmela Juara Mendes de |
Membro da Banca: | Oliveira, Pâmela Juara Mendes de |
Membro da Banca: | Araujo, Neide Tarsila da Costa |
Membro da Banca: | Primão, Juliana Cristina Magnani |
Resumo : | Nos dias atuais, fala-se da adolescência como uma fase do desenvolvimento humano que faz uma ponte entre a infância e a idade adulta. Nessa perspectiva de ligação, a adolescência é compreendida como um período atravessado por crises, que encaminham o jovem na construção de sua subjetividade. Porém, a adolescência não pode ser compreendida somente como uma fase de transição. Em relação à puberdade, além das mudanças físicas são incluídas as alterações hormonais que, na maioria das vezes, levam a estados de excitação incontroláveis, ocorre o aumento da atividade de masturbação em relação a função da genital. É quando ocorre a fase das descobertas, novos prazeres e experimentações em relação à atração e às fantasias sexuais. O objetivo do trabalho foi identificar as principais dificuldades encontradas no cotidiano dos professores do ensino fundamental e médio em relação ao tema sexualidade e como eles lidam diante das dúvidas vivenciadas pelos adolescentes. Trata-se de um estudo analítico de corte transversal e abordagem qualitativa, cuja amostra é composta por professores de uma escola de ensino fundamental e médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Sinop/MT. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas relacionado a sexo, idade, estado civil, religião, escolaridade, área de formação, tempo de docência, tempo de trabalho na escola pesquisada e questões dissertativas referentes a desenvolvimento na adolescência e sexualidade. A coleta de dados foi realizada somente após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisas – CEP de Sinop/MT. Os dados foram obtidos através de um questionário, respondido por 22 professores da rede de ensino público do município de Sinop-MT. Os resultados mostraram que, apesar de considerarem importante trabalhar a sexualidade com os adolescentes na escola, falta uma formação adequada voltada a esse tipo de temática. Dessa forma, foi possível observar a necessidade de programas de treinamento e capacitação frequente com os professores sobre o tema. |
Resumo em lingua estrangeira: | Nowadays, adolescence is spoken of as a phase of human development that bridges childhood and adulthood. In this connection perspective, adolescence is understood as a period crossed by crises, which lead young people to construct their subjectivity. However, adolescence can not be understood only as a transitional phase. In relation to puberty, besides the physical changes are included the hormonal changes that, in most cases, lead to uncontrollable states of excitation, there is an increase in masturbation activity in relation to the function of the genital. It is when the discovery phase occurs, new pleasures and experimentations with regard to attraction and sexual fantasies. The objective of the study was to identify the main difficulties encountered in the daily life of elementary and middle school teachers in relation to the topic sexuality and how they deal with the doubts experienced by adolescents. This is an analytical cross-sectional study with a qualitative approach, whose sample is made up of teachers from a primary and secondary school of a public school of the Sinop / MT state education network. For data collection, a semi-structured questionnaire was used, with closed and open questions related to gender, age, marital status, religion, schooling, training area, teaching time, work time at the researched school and essay questions regarding development in adolescence and sexuality. Data collection was performed only after approval by the Research Ethics Committee - CEP of Sinop / MT. The data were obtained through a questionnaire, answered by 22 teachers from the public education network in the municipality of Sinop-MT. The results showed that, although they consider it important to work with adolescents at school, there is a lack of adequate training related to this type of issue. In this way, it was possible to observe the need for training programs and frequent training with teachers on the subject. |
Palavra-chave: | Orientação sexual Escola Escola Adolescência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Sexual orientation School Teachers Adolescence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop |
Programa: | Enfermagem - CUS |
Referência: | NASCIMENTO, Juliana Silva do. A percepção dos professores sobre a educação sexual em uma escola do ensino fundamental e médio na cidade de Sinop-MT. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1249 |
Data defesa documento: | 26-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Enfermagem - Sinop |
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