Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Eduardo Slovinski de-
dc.date.accessioned2019-07-09T17:29:01Z-
dc.date.available2016-08-23-
dc.date.available2019-07-09T17:29:01Z-
dc.date.issued2016-08-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eduardo Slovinski de. Logística de armazenamento e transporte de grãos na região Médio-Norte de Mato-Grosso. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1299-
dc.description.abstractThe state of Mato Grosso is currently the largest producer of soybeans and corn in the country, however have faced many logistical problems such as low static capacity, unable to store all production; to too much distance from the main ports of grain shipper; deficient road network and the lack of alternatives for rail and waterway modes. In this context, the aim of this study was to evaluate the logistics issue of storage units and the flow of grain in the Middle northern Mato Grosso, for it was utilized literature and data of specialized agencies on the subject, where it conducted a detailed survey of the main problems, causes, costs involving the entire logistics process of grain in the region. It was found that all municipalities in the region under study, face problems to store the annual production, added to this fact, the region has only BR-163 highway and exit route of these grains for both the southern ports and southeast, as for the northern region. The problem is even greater, because in direction to Pará, this highway is in poor condition, making many times this output as unfeasible. Thus, the Federal Government launched the Investment Program in Logistics, which has projects that influence positively runoff grains in this region and make the grains of the most competitive region in the external market, as the government's idea is that the outflow these grains is to the north of the country. However, it was found in this study that some of these works has struggled to get off the ground, and that the current reality is that the cost of freight is 20 and 30% for soybeans and 50 to 60% for corn over final cost of the product.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2019-06-24T15:48:23Z No. of bitstreams: 1 TCC-2016-EDUARDO SLOVINSKI DE OLIVEIRA .pdf: 2099702 bytes, checksum: 12b2c3ecff8c6503c0a7d1763f7d3f39 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Rabelo (bibliotecacus@gmail.com) on 2019-07-09T17:29:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-2016-EDUARDO SLOVINSKI DE OLIVEIRA .pdf: 2099702 bytes, checksum: 12b2c3ecff8c6503c0a7d1763f7d3f39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-09T17:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-2016-EDUARDO SLOVINSKI DE OLIVEIRA .pdf: 2099702 bytes, checksum: 12b2c3ecff8c6503c0a7d1763f7d3f39 (MD5) Previous issue date: 2016-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLogística de armazenamento e transporte de grãos na região Médio-Norte de Mato-Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ruffato, Solenir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7543025155880085pt_BR
dc.contributor.referee1Ruffato, Solenir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7543025155880085pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Welington Gonzaga do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405141416832136pt_BR
dc.contributor.referee3Helmann, Emanuelle-
dc.description.resumoO Mato Grosso é atualmente o maior produtor de soja e milho do país, porém vêm enfrentando diversos problemas logísticos como a capacidade estática incapaz de armazenar toda a produção; a demasiada distância dos principais portos embarcadores de grãos; a deficiente malha rodoviária existente e a ausência de alternativas nos modais ferroviário e hidroviário. Neste contexto, objetivou-se com este estudo avaliar a questão logística das unidades armazenadoras e do escoamento de grãos na região Médio-norte Mato-grossense, para isso, utilizou-se de uma ampla pesquisa bibliográfica e de dados de órgãos especializados no assunto, onde se realizou um levantamento detalhado dos principais problemas, causas, custos que envolvem todo o processo logístico de grãos da região. Verificou-se que todos os municípios pertencentes a região em estudo, enfrentam problemas para armazenar a produção anual, somado a este fato, a região tem apenas a rodovia BR-163 como rota de saída destes grãos tanto para os portos do sul e sudeste, como para os da região norte. O problema é maior ainda, pois em sentido ao Pará, essa rodovia encontra-se em estado precário, tornando, muitas vezes, essa saída como inviável. Diante disso, o Governo Federal lançou o Programa de Investimento em Logística, que tem projetos que influenciaria de forma positiva o escoamento de grãos desta região, e tornaria os grãos da região mais competitivos no mercado externo, visto que a ideia do governo é escoar estes grãos para a região norte do país. Entretanto, constatou-se por este estudo que algumas dessas obras tem tido dificuldades para sair do papel, e que a atual realidade demonstra que o custo do frete está em 20 e 30% para soja, e de 50 a 60% para milho sobre o custo final do produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEngenharia Agrícola e Ambiental - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApt_BR
dc.subject.keywordModais de Transportept_BR
dc.subject.keywordCapacidade estáticapt_BR
dc.subject.keywordEscoamento de Grãospt_BR
dc.subject.keyword2Modal transportpt_BR
dc.subject.keyword2Static capacitypt_BR
dc.subject.keyword2Runoff of Grainpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Agrícola e Ambiental - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2016-EDUARDO SLOVINSKI DE OLIVEIRA .pdf2.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.