Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1382
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consultório farmacêutico : atuação e contribuição do farmacêutico no acompanhamento de pacientes com problemas de saúde
Autor(es): Melgarejo, Ana Paula
Orientador(a): Sheng, Lee Yun
Membro da Banca: Zampieron, Rafaela Grassi
Membro da Banca: Sheng, Lee Yun
Membro da Banca: Ribeiro, Elton Brito
Resumo : Atualmente a maioria da população convive com pelo menos um problema de saúde, o que muitas vezes necessita de medicação, por isso o farmacêutico é de fundamental relevância quanto ao acompanhamento farmacoterapêutico, uma vez que o paciente necessita de cuidados e orientação quanto ao uso racional de medicamentos e hábitos de vida adequados para o controle de suas doenças. Diante disso, foram acompanhados pacientes que buscaram o consultório farmacêutico da Farmácia Regional André Maggi (Farmácia Regional I) de Sinop/MT. O intuito foi a realização do cuidado farmacêutico e orientações farmacêuticas, em prol da melhoria da qualidade de vida e adesão farmacoterapêutica. O Formulário Padronizado (Prontuário) foi utilizado para realização da consulta farmacêutica, a qual consiste no preenchimento deste documento norteador de todo o trabalho desenvolvido, sendo que este foi utilizado para a análise individual de cada paciente quanto as intervenções farmacêuticas realizadas. Por meio da atenção farmacêutica, 104 pacientes foram atendidos entre 2016 e 2018, destes, a maioria dos pacientes portadores de diabetes (DM) (68 pacientes) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) (75 pacientes), sendo que 47 participantes possuíam as duas doenças associadas (DM e HAS). Foi avaliada a correlação entre a HAS e os fatores de risco tabagismo e dislipidemias, observando que os resultados não foram significativos, em razão do número de fumantes e ex-fumantes declarados, mas que podem vir a ser problemáticos no futuro. Constatou-se que 72 pacientes possuem problemas relacionados aos medicamentos (PRMs) e apenas 32 não possuem PRMs. O PRM mais identificado foi do tipo 2 que está relacionado a administração e adesão do paciente ao tratamento. Diante dos PRMs encontrados durante as consultas e as condições de saúde apresentadas pelos participantes, intervenções foram propostas, sendo que a maioria foi aceita e realizada, tanto aquela sendo farmacêutico – paciente quanto a outra envolvendo farmacêutico – paciente – médico, havendo retornos positivos tanto na farmacoterapia, nos hábitos alimentares e no controle de certos parâmetros, como os valores da pressão arterial e da glicemia capilar dos pacientes, o que consequentemente gera melhoria na qualidade de vida devido melhor adesão ao tratamento.
Palavra-chave: Consultório Farmacêutico
Atenção Farmacêutica
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: MELGAREJO, Ana Paula. Consultório farmacêutico : atuação e contribuição do farmacêutico no acompanhamento de pacientes com problemas de saúde. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1382
Data defesa documento: 15-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2018-ANA PAULA MELGAREJO.pdf4.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.