Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1393
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Síntese de nanoestruturas do tipo core-shell compostas por núcleos magnéticos recobertos por sílica mesoporosa (Fe3O4@mSiO2) Aplicada para adsorção de íons de chumbo (Pb+2) em soluções aquosas
Autor(es): Lima, Daniele Aparecida de
Orientador(a): Dresch, Mauro André
Membro da Banca: Dresch, Mauro André
Membro da Banca: Ferrarini, Stela Regina
Membro da Banca: Zanato, Aparecida Fernanda de Souza
Resumo : O acelerado desenvolvimento tecnológico ocorre, muitas vezes, de maneira desordenada, levando ao descarte inadequado de resíduos industriais em solos e mananciais aquáticos. Resíduos industriais descartados diariamente são compostos por inúmeros materiais, incluindo os metais pesados, e, entre eles, resíduos de Chumbo metálico e iônico (Pb+2), um dos agentes tóxicos mais conhecidos e nocivos ao homem. Neste contexto, o uso da nanotecnologia vem atraindo atenção de pesquisadores para o tratamento de efluentes contaminados por metais pesados, tais quais o Chumbo (Pb+2), Cádmio (Cd+2) e Mercúrio (Hg+ ). Uma alternativa para a descontaminação desses efluentes é uso de nanopartículas magnéticas (NPMs) recobertas por uma camada mesoporosa com propriedades adsorventes, que são de fácil recuperação quando dispersos em meio aquoso, necessitando apenas da utilização da aplicação de um campo magnético. O presente trabalho descreve a utilização de nanopartículas estruturadas do tipo core-shell constituída por um núcleo de magnetita (Fe3O4), revestidas por sílica mesoporosa (Fe3O4@mSiO2), para a remoção de íons de Pb+2 em soluções aquosas. A eficácia do material adsorvente foi testada em diferentes meios reacionais, tais quais: pH do meio reacional e concentração de íons de Pb+2 , para, assim, determinar suas isotermas de adsorção. Os resultados mostraram elevada eficácia de adsorção de íons de Pb+2 em pH básico, adsorvendo cerca de 99% de íons presentes em solução, evidenciando que tais materiais são fortes candidatos para remoção de íons de Pb+2 de efluentes contaminados.
Palavra-chave: Chumbo
Contaminação de Efluentes
Magnetita
Sílica Mesoporosa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: LIMA, Daniele Aparecida de. Síntese de nanoestruturas do tipo core-shell compostas por núcleos magnéticos recobertos por sílica mesoporosa (Fe3O4@mSiO2) Aplicada para adsorção de íons de chumbo (Pb+2) em soluções aquosas. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1393
Data defesa documento: 13-Sep-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2018-DANIELE APARECIDA DE LIMA.pdf1.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.