Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1411
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Frequência de cristalúria, alterações de parâmetros físicos e químicos da urina e prevalência de litíase urinária em estudantes universitários residentes em Sinop - MT
Autor(es): Ferreira, Larissa Scremin
Orientador(a): Cardoso, Cássia Regina Primila
Membro da Banca: Cardoso, Cássia Regina Primila
Membro da Banca: Bonacorsi, Cibele
Membro da Banca: Pazini, Francine
Resumo : O sistema urinário é responsável pelo equilíbrio hídrico e pela eliminação, através da urina, de substâncias derivadas do próprio metabolismo, ou de substâncias exógenas, como medicamentos. Porém, em condições específicas, alguns resíduos, especialmente minerais, precipitam e formam cristais, predispondo uma enfermidade conhecida como urolitíase, que consiste na presença de concreções cristalinas no trato urinário. Esses cristais podem se agregar, levando à formação de cálculos no trato urinário, sendo um problema comum que atinge um grande número de indivíduos na sociedade. Sua incidência vem aumentando nos últimos anos, principalmente nas nações industrializadas. O objetivo do projeto de pesquisa relacionou-se à avaliação da incidência de elementos anormais do sedimento urinário (principalmente cristais) em amostras de urina da população de acadêmicos do campus de Sinop – MT, da UFMT, além da realização de exames laboratoriais de urina que pudessem ser auxiliares no diagnóstico clínico e direcionamento terapêutico precoce dos casos patológicos. O trabalho foi de caráter experimental, transversal, realizado entre os anos de 2016 e 2017, sendo o público-alvo constituído de cinquenta estudantes universitários da UFMT, campus de Sinop – MT. Para a constituição da amostra foram observados os critérios de inclusão e exclusão, avaliados durante entrevista individual e de questionários. As amostras biológicas de urina foram obtidas de acordo com o projeto avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que os entrevistados possuem uma baixa prevalência de litíase, podendo-se inferir que um dos elementos significativos foi a faixa etária, por tratar-se de indivíduos jovens e saudáveis. Observou-se também características como tabagismo entre universitários (10%), consumo de bebida alcoólica (80%), consumo de café (74%), prática de exercícios físicos (48%), uso de vitaminas e minerais (16%), consumo de produtos industrializados, utilização do restaurante universitário (64%), ingestão hídrica, episódios de infecção urinária (34%), tempo sentado, uso de determinados medicamentos e realização de exames laboratoriais. Os resultados obtidos com o exame de urina tipo 1 mostrou prevalência de hematúria e leucocitúria na análise do sedimento urinário. Assim como, através deste estudo, foi possível avaliar os hábitos de vida dos estudantes do campus de Sinop, promovendo uma correlação positiva com os dados laboratoriais obtidos. Desta forma, este trabalho pode servir de subsídios para futuras intervenções que objetivem estimular hábitos saudáveis entre os estudantes; assim como novas pesquisas poderão ser direcionadas para a atenção farmacêutica.
Palavra-chave: Litíase
Urinálise
E. A. S.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Farmácia - CUS
Referência: FERREIRA, Larissa Scremin. Frequência de cristalúria, alterações de parâmetros físicos e químicos da urina e prevalência de litíase urinária em estudantes universitários residentes em Sinop - MT. 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1411
Data defesa documento: 15-Dez-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2017-LARISSA SCREMIN FERREIRA.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.