Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1412
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência de anemia em crianças nos últimos 10 anos no Brasil
Autor(es): Justino, Larissa de Carvalho
Orientador(a): Marisco, Patrícia da Costa
Membro da Banca: Rissato, Maria de Almeida Rocha
Membro da Banca: Paula, Márcia Fabiana Barbosa de
Membro da Banca: Marisco, Patricia da Costa
Resumo : A anemia ferropriva até hoje é motivo de preocupação na área da saúde, principalmente em países em desenvolvimento, sendo considerado um dos distúrbios do metabolismo do ferro mais comuns prevalentes no mundo. Este trabalho teve como objetivo estimar a prevalência de anemia em crianças no Brasil nos últimos 10 anos, por meio da avaliação de pesquisas publicadas em revistas científicas no período de 2007 a 2017, com o intuito de demonstrar a importância deste problema, e assim, fazer um alerta sobre essa condição. Esta revisão consiste num estudo observacional retrospectivo. Foram revisados estudos referentes à anemia ferropriva em crianças realizando um levantamento bibliográfico nas bases de dados: Scielo (Scientific Eletronic Libray Oline) e Lilacs (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), no período de 2007 a 2017. Este estudo demonstrou uma prevalência média de anemia ferropriva no Brasil de 41% em crianças, e altas prevalências por região. Este valor é superior aos 40% que pela OMS caracterizando-se como um problema grave de saúde pública. A grande maioria das medidas profiláticas e de tratamento já foram estudadas e descritas há mais de 10 anos atrás, e mesmo com as políticas públicas direcionadas ao cuidado e prevenção da anemia ferropriva, ainda nos dias de hoje tem-se uma prevalência alta de anemia no país. Portanto, percebe-se que existe um longo caminho para quue o Brasil consiga diminuir os índices de anemia ferropriva.
Palavra-chave: Anemia ferropriva
Deficiência de ferro
Lactentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: JUSTINO, Larissa de Carvalho. Prevalência de anemia em crianças nos últimos 10 anos no Brasil. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1412
Data defesa documento: 5-Dec-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2017-LARISSA DE CARVALHO JUSTINO.pdf554.18 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.