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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Características químicas do azeite de oliva (olea europaea l.) extra virgem comercializados em diferentes sistemas de embalagens
Autor(es): Nobre, Vitória de Souza
Orientador(a): Lima, Luciana Costa
Membro da Banca: Paula, Júlia Teixeira de
Membro da Banca: Leite , Mércia Aurélia Gonçalves
Membro da Banca: Tussolini , Loyse
Resumo : A participação do azeite de oliva extra virgem vem aumentando no mercado, principalmente, em razão da intensa divulgação de seus efeitos benéficos à saúde, associado ao elevado conteúdo de ácidos graxos insaturados e aos micronutrientes presentes em sua composição. Vários indícios apontam que o azeite de oliva extra virgem possui propriedades antioxidantes, atuando contra o envelhecimento, no combate ao mau colesterol e doenças cardíacas. Considerando isto, este projeto teve como intuito definir o sistema de embalagem mais adequado para comercialização tendo como parâmetro de avaliação as análises dos índices de acidez, peróxido, refração e saponificação. As análises para avaliação e determinação dos índices foram realizadas com quatro diferentes marcas de azeite de oliva extra virgem em embalagens metálicas e de vidro. Os resultados foram avaliados e comparados de acordo com a legislação vigente e, a partir disso, realizou-se uma análise sobre a influência da embalagem no produto final. Dos resultados obtidos para os índices de acidez e refração, as quatro marcas de azeite de oliva extra virgem analisadas estavam de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação vigente. Para o índice de peróxido, as embalagens metálicas tiveram valores superiores aos encontrados nas embalagens de vidro, mesmo todas estando de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação. Esta diferença mostra uma certa interferência. Com relação ao índice de saponificação, todas as quatro marcas de azeite de oliva extra virgem analisadas apresentaram-se fora do limite estabelecido pela legislação vigente, apontando que não foram os diferentes sistemas de embalagens que interferiram significativamente no produto final. A partir dos parâmetros analisados, foi possível concluir que não houve diferença na qualidade dos azeites extra virgem analisados quando se compara as embalagens em questão, vidro e metal.
Resumo em lingua estrangeira: Extra virgin olive oil participation has increased in the market, mainly due to the high divulgation of its beneficial effects to health linked to the high content of unsaturated fatty acids and micronutrients present in its composition. Many factors point that extra virgin olive oil has antioxidant properties, acting against aging, on the combat to bad cholesterol levels and cardiac diseases. All considered, this project aimed define a more appropriated packaging system to marketing having as parameter of evaluation the analysis of acidity, peroxide, refraction and saponification indices. The analysis to the evaluation and the indices were fulfilled with four different extra virgin olive oil brands with metal and glass package. The results were evaluated and compared according to the current legislation and, based on this, it was carried out an analysis of the packaging influence in the final product. Within the obtained results to the acidity and refraction indices, all the four extra virgin olive oil brands analyzed are in in accordance with the parameters required by the legislation. For the peroxide indices, metal packages had higher values than those found in glass packaging, even though all of them are in accordance with the parameters required by the legislation. This difference shows a certain interference. Regarding the saponification indices, all of the four brands analyzed were outside the limit established by current legislation, pointing out that it was not the different packaging systems that significantly interfered with the final product. From the analyzed parameters, it was concluded that there was no difference in the quality of the extra virgin olive oils analyzed when comparing the packages in question, glass and metal.
Palavra-chave: Óleo
Análises
Vidro
Metal
Palavra-chave em lingua estrangeira: Oil
Analyses
Glass
Metal
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Engenharia de Alimentos - CUA
Referência: NOBRE, Vitória de Souza. Características químicas do azeite de oliva (olea europaea l.) extra virgem comercializados em diferentes sistemas de embalagens. 2019. 29 f. TCC (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1421
Data defesa documento: 13-Ago-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Alimentos - Araguaia

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