Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Nathane Beatrys dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-20T17:39:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-06 | - |
dc.date.available | 2018-08-20T17:39:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-22 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Nathane Beatrys dos Santos. Adequação da composição nutricional dos cardápios em uma escola de uma rede municipal de ensino no Estado de Mato Grosso. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/142 | - |
dc.description.abstract | The National School Feeding Program (PNAE) is a government policy that serves students of all basic education enrolled in public schools and aims to meet the nutritional needs of students during their stay in the classroom. This study aimed to evaluate the adequacy of the nutritional composition of menus planned and executed for the care of elementary school students at a school of a city in the state of Mato Grosso, according to PNAE parameters. This is a cross-sectional, exploratory, quantitative study conducted in March 2016 for five nonconsecutive days in the afternoon. Energy quantities, macronutrients, fiber, vitamin A and C, calcium, iron, sodium, zinc and magnesium were determined from the per capitas of each food, using food composition tables. Planned and executed menus were compared and according to PNAE parameters for age groups 6-10 years and 11-15 years. The planned menus and executed menus differed from each other and compared to the recommended reference standards with regard to energy, macro and micronutrients. Highlights the need to adapt the nutritional value of menus and differentiate the portioning for students of different age groups in order to reduce the nutritional risk and meet PNAE recommendations. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-08-13T13:52:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Nathane Beatrys dos Santos Ramos.pdf: 1034245 bytes, checksum: 81f8840a24e7934f3ff653268abf14d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-08-20T17:39:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Nathane Beatrys dos Santos Ramos.pdf: 1034245 bytes, checksum: 81f8840a24e7934f3ff653268abf14d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-20T17:39:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Nathane Beatrys dos Santos Ramos.pdf: 1034245 bytes, checksum: 81f8840a24e7934f3ff653268abf14d0 (MD5) Previous issue date: 2016-09-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adequação da composição nutricional dos cardápios em uma escola de uma rede municipal de ensino no Estado de Mato Grosso | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batistela, Emanuele | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4409580779612376 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batistela, Emanuele | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4409580779612376 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Tânia Regina Kinasz de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7199727066582517 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Horn, Carlos Rodolfo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6568268615903142 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7636116725102610 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política governamental que atende estudantes de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e tem por objetivo atender as necessidades nutricionais dos escolares durante sua permanência em sala de aula. O presente estudo objetivou avaliar a adequação da composição nutricional dos cardápios planejados e executados para o atendimento de estudantes do ensino fundamental em uma escola de uma rede municipal de ensino no Estado de Mato Grosso, segundo os parâmetros do PNAE. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, quantitativo, realizado no mês de março de 2016, durante cinco dias não consecutivos no período vespertino. As quantidades de energia, macronutrientes, fibras, vitamina A e C, cálcio, ferro, sódio, zinco e magnésio, foram determinadas a partir dos per capitas de cada alimento, utilizando tabelas de composição de alimentos. Os cardápios planejados e os cardápios executados foram comparados entre si e segundo os parâmetros do PNAE para as faixas etárias de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos. Os cardápios planejados e os cardápios executados apresentaram diferenças entre si e em comparação aos padrões de referência preconizados, no que se refere ao valor energético, macro e micronutrientes. Evidencia-se a necessidade de adequar o valor nutricional dos cardápios e diferenciar o porcionamento para alunos de diferentes faixas etárias, visando diminuir o risco nutricional e atender às recomendações do PNAE. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Nutrição (FANUT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Nutrição - CUC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO | pt_BR |
dc.subject.keyword | PNAE | pt_BR |
dc.subject.keyword | Composição nutricional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | PNAE | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Nutritional composition | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | School meals | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Nutrição - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_Nathane Beatrys dos Santos Ramos.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.