Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNegrão, Rayane Cristine Provin-
dc.date.accessioned2018-08-20T17:42:25Z-
dc.date.available2016-10-05-
dc.date.available2018-08-20T17:42:25Z-
dc.date.issued2016-05-10-
dc.identifier.citationNEGRÃO, Rayane Cristine Provin. Projeto político pedagógico do curso de Graduação em Nutrição na Universidade Federal de Mato Grosso: entre o pensado e o executado. 2016. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/143-
dc.description.abstractThis paper takes part into the discussions on the formation of nutritionists professional, having as it’s main object the analysis of the Pedagogic Political Project (PPP) of the undergraduate degree in Nutrition at the Federal University of Mato Grosso (UFMT - in portuguese), based on the National Curriculum Guidelines (DCN - in portuguese) for undergraduate courses in Nutrition and the guidelines from Ministries of Health (MS - in portuguese) and Education (MEC - in portuguese), all located in Brazil. The goal is to analyze the PPP implementation at UFMT, in the course mentioned above, focusing the efforts on the pedagogical approach and practice scenarios. The study method chosen was the qualitative approach, taking as a reference Minayo (2008). The research instruments were based on documentary resources, analysis of legislation, dissertations, theses and articles discussing the issue that supported the preparation of the model for semi-structured interview, which was applied to 09 teachers who teach regular classes of Nutrition at UFMT. The study indicates that the PPP is designed according to the DCN, MS and MEC recommendations, however, by being at implementation phase it is characterized as “instituinte”(with no equivalency in english), meaning that it has some divergences when applying the theory into practice, according to Pereira (2008). The implementation of the discipline “Integrative Activity” in the course plays an important role in the proposed pedagogical approach and insertion of new practice settings, but identifies the need for ongoing training of teachers so that the PPP might become concretized in its entirety.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-08-13T14:15:08Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Rayane Cristine Provin Negrão.pdf: 1039341 bytes, checksum: a5434befab8ce25223064ead41958de3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-08-20T17:42:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Rayane Cristine Provin Negrão.pdf: 1039341 bytes, checksum: a5434befab8ce25223064ead41958de3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-20T17:42:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_Rayane Cristine Provin Negrão.pdf: 1039341 bytes, checksum: a5434befab8ce25223064ead41958de3 (MD5) Previous issue date: 2016-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico do curso de graduação em Nutrição na Universidade Federal de Mato Grosso : entre o pensado e o executadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739043493130067pt_BR
dc.contributor.referee1Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739043493130067pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos-Santos, Márcia Gonçalves Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079038801659875pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira, Patrícia Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9622576279299296pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556749719129586pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se insere nas discussões sobre a formação do profissional nutricionista, tendo como objeto principal a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Nutrição e as do Ministério da Saúde (MS) e da Educação (MEC). O objetivo consiste em analisar a implantação do PPP no curso de graduação em Nutrição selecionado, com enfoque na abordagem pedagógica e os cenários de prática. O método de estudo utilizado foi a abordagem qualitativa, tendo como referencial Minayo (2008). Os instrumentos de pesquisa foram fontes documentais, análise da legislação, dissertações, teses e artigos que discutem a temática e que subsidiaram elaboração do roteiro para entrevista semi-estruturada, que foi aplicada à nove docentes que ministram aula no curso de graduação. O estudo indica que o PPP pensado está de acordo com as DCN e recomendações do MS e MEC, no entanto, por estar em fase de implantação ele se caracteriza como instituinte de acordo com Pereira (2008). A implantação da Atividade Integradora no curso tem papel importante na proposta da abordagem pedagógica e inserção de novos cenários de prática, porém identifica-se a necessidade de formação permanente dos docentes para que o PPP se concretize na sua integralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutrição (FANUT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programNutrição - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.keywordProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordGraduação em Nutriçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação em Saúdept_BR
dc.subject.keywordUFMTpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical Political Projectpt_BR
dc.subject.keyword2Degree in Nutritionpt_BR
dc.subject.keyword2Health Trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_Rayane Cristine Provin Negrão.pdf1.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.