Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1461
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenvolvimento de competências dos administradores para uma carreira de sucesso |
Autor(es): | Silva, Dalila Leite |
Orientador(a): | Cardoso, André Luís Janzkovski |
Membro da Banca: | Cardoso, André Luís Janzkovski |
Membro da Banca: | Ferreira, Heitor Lopes |
Membro da Banca: | Waltrick, Maria Salete |
Resumo : | O objetivo neste estudo é identificar a percepção dos egressos do curso de administração da UFMT Campus Rondonópolis-MT quanto ao desenvolvimento de competências e carreira considerando suas variáveis demográficas. Em termos metodológicos, foi utilizada a abordagem de pesquisa multimétodos, ocorrendo em dois momentos distintos. A coleta de dados se deu por meio de entrevista com alunos e professores com o objetivo de extrair informações para composição do questionário que foi aplicado aos egressos com questões fechadas e quatro perguntas abertas, por isso, reforça-se a utilização da pesquisa envolvendo multimétodos. Os dados foram analisados com técnicas de análise de conteúdo (dados qualitativos) e técnicas estatísticas (dados quantitativos), utilizando o SPSS 20 (Statistical Package of Sciences). Os resultados qualitativos possibilitaram a descoberta de sete categorias de acordo com as percepções dos alunos e professores (aquisição de conhecimento, carreira, desafios do administrador, desenvolvimento de competências, estágio, teoria e prática, e protagonismo) que foram utilizados como subsídio para a construção do questionário sobre o desenvolvimento de competência e carreira. Os resultados quantitativos mostraram haver diferenças estatisticamente significativas de acordo com a percepção sobre desenvolvimento de competências envolvendo as variáveis demográficas gênero, formação da mãe e “estar trabalhando durante a graduação”, enquanto relacionadas à carreira, os dados indicaram haver diferenças estatisticamente significativas envolvendo as variáveis demográficas formação da mãe, horas de estudos e renda. Como contribuições, este trabalho proporcionou a elaboração de um questionário embasado em pesquisas anteriores, e que pode ser utilizado em outras pesquisas relacionadas a competência e a carreira. Como sugestão de pesquisas futuras, podese realizar estudos correlatos a este, com o intuito de observar e analisar os alunos e egressos periodicamente, visto que o mercado e o mundo sofrem constantes mudanças, podendo demandar outras competências que necessitam ser adquiridas pelos administradores. |
Resumo em lingua estrangeira: | The objective of this study is to understand how students and graduates of the administration course at UFMT Campus Rondonópolis-MT have developed their competencies in search of a successful career. In methodological terms, the multi-method research approach was used, occurring at two different times. Data collection took place through interviews with students and teachers with the purpose of extracting information for the composition of the questionnaire that was applied to the egressed students with closed questions and open questions, which reinforces the use of multi-method research. Data were analyzed using content analysis techniques and statistical techniques using the SPSS 20 (Statistical Package of Sciences). Qualitative results made it possible to discover seven categories according to the perceptions of students and teachers (knowledge acquisition, career, administrator challenges, competence development, internship, theory and practice, and protagonism) about competency and career development. The quantitative results showed that there were statistically significant differences according to the perception of competence development involving the demographic variables gender, mother's formation and “being working during graduation”, while related to the career, there are statistically significant differences involving the demographic variables mother, school hours and income. As a suggestion of future research, studies related to this can be performed, in order to observe and analyze students and graduates periodically, as the market and the world undergo constant changes, and may require other skills that need to be acquired by administrators. |
Palavra-chave: | Competências Carreira Administração |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Competencies Career Administration |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Administração - CUR |
Referência: | SILVA, Dalila Leite. Desenvolvimento de competências dos administradores para uma carreira de sucesso. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1461 |
Data defesa documento: | 30-Aug-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Administração - Rondonópolis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Dalila Leite Silva.pdf | 826.69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Autorização_Dalila Leite Silva.pdf | 459.73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy | |
Autorização_Dalila Leite Silva2.pdf | 534.23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.