Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeiga, Delzinara de Souza-
dc.date.accessioned2019-11-01T20:22:14Z-
dc.date.available2019-07-29-
dc.date.available2019-11-01T20:22:14Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationVEIGA, Delzinara de Souza. Um estudo bibliométrico das publicações sobre marketing esportivo, realizadas nos periódicos no período de 1999 a 2019. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1463-
dc.description.abstractObjective. The present article main objective is to perform a bibliometric study of the publications about sports marketing, accomplished on periodics between the years 1999 and 2019. Thus, the study has a focus on sports marketing. Method. The search of data was performed by bibliometric analysis, thus, utilizing quantitative analysis, the goal of this study is in the possibility of mapping the main theoretical norths of national and international sports marketing. Through an excel spreadsheet it was possible to perform the tabulation of the obtained data, the excel’s dynamic tool helped the data analysis. The specific goals of the study were developed in accordance with the four laws of bibliometry, the use of those laws became necessary so that the study could be scientifically validated. Results. The data gathering resulted in 104 articles, found on the periodics databases Capes, Spell, Google Academic and Scielo. The data analysis results utilized the four laws of bibliometry as parameter, Lotka’s Law, Price’s Law, Braford’s Law and Zipf’s Law, using those laws it was possible to validate the study. Conclusion. From the 104 identified articles only 25 authors presented more than one publication. Such data imply that most of the analyzed articles are the result of an isolated work. Another identified factor was that are many periodics with publications about sports marketing, but most of them has only one published article, only 5 periodics present a significant number of publications, among them, 3 being international and having a more relevant frequency than the national periodics. It was noted that the year 2014 had the apex of publications about sports marketing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-01T20:21:56Z No. of bitstreams: 3 TCC_2019_Delzinara de Souza Veiga.pdf: 735780 bytes, checksum: 379a23b28df0605cdbb1b0f4c6f758fe (MD5) Autorização_Delzinara de S. Veiga.pdf: 379483 bytes, checksum: 902eead1e96f9559f5953a4b6c47ff55 (MD5) Autorização_Delzinara de S. Veiga2.pdf: 274917 bytes, checksum: 91cfc0cb774043f2ed7768a526f5efd2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosa Maria Santos (rosi_marsantos@yahoo.com.br) on 2019-11-01T20:22:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC_2019_Delzinara de Souza Veiga.pdf: 735780 bytes, checksum: 379a23b28df0605cdbb1b0f4c6f758fe (MD5) Autorização_Delzinara de S. Veiga.pdf: 379483 bytes, checksum: 902eead1e96f9559f5953a4b6c47ff55 (MD5) Autorização_Delzinara de S. Veiga2.pdf: 274917 bytes, checksum: 91cfc0cb774043f2ed7768a526f5efd2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-01T20:22:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC_2019_Delzinara de Souza Veiga.pdf: 735780 bytes, checksum: 379a23b28df0605cdbb1b0f4c6f758fe (MD5) Autorização_Delzinara de S. Veiga.pdf: 379483 bytes, checksum: 902eead1e96f9559f5953a4b6c47ff55 (MD5) Autorização_Delzinara de S. Veiga2.pdf: 274917 bytes, checksum: 91cfc0cb774043f2ed7768a526f5efd2 (MD5) Previous issue date: 2019-07-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm estudo bibliométrico das publicações sobre marketing esportivo, realizadas nos periódicos no período de 1999 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pugas, Maurício Alves Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1253742451345244pt_BR
dc.contributor.referee1Pugas, Mauricio Alves Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1253742451345244pt_BR
dc.contributor.referee2Waltrick, Maria Salete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651035991731060pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ivania Freire da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0310505730514253pt_BR
dc.description.resumoObjetivo. O presente artigo tem como objetivo principal realizar um estudo bibliométrico das publicações sobre marketing esportivo, realizadas nos periódicos no período de 1999 a 2019. Desta maneira o estudo tem como foco o tema marketing esportivo. Método. A busca dos dados foi realizada por meio de análise bibliométrica, desse modo, utilizou-se uma análise quantitativa, a finalidade deste estudo está na possibilidade de um mapeamento dos principais nortes teóricos da pesquisa nacional e internacional em marketing esportivo. Através de uma planilha criada no excel foi possível realizar a tabulação dos dados obtidos, a ferramenta tabela dinâmica do excel auxiliou na análise dos dados. Os objetivos específicos do estudo foram desenvolvidos alinhados as quatro leis da bibliometria, a utilização dessas leis tornou-se necessárias para que o estudo fosse validado cientificamente. Resultados. A coleta de dados resultou em 104 artigos, encontrados nas bases de dados Periódicos Capes, Spell, Google Acadêmico e Scielo. A análise dos resultados utilizou as quatro Leis da bibliometria como parâmetro, Lei de Lotka, Lei de Price, Lei de Bradford e Lei de Zipf, através da utilização dessas leis tornou-se possível a validação do estudo. Conclusões. Dos 104 artigos identificados apenas 25 autores apresentam mais que uma publicação. Tais dados permitem deduzir que a maioria dos artigos analisados são resultado de um trabalho isolado. Outro fator identificado foi que muitos são os periódicos com publicações sobre o marketing esportivo, mas a maioria tem apenas um artigo publicado, somente 5 periódicos apresentam um número significativo de publicações, entre esses 5 periódicos 3 são internacionais e apresentam uma periodicidade bem mais relevante que os periódicos nacionais. Observou-se que no ano de 2014 houve o ápice de publicações sobre o marketing esportivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programAdministração - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.keywordMarketing esportivopt_BR
dc.subject.keywordBibliometriapt_BR
dc.subject.keywordLeis da bibliometriapt_BR
dc.subject.keywordPublicações em periódicospt_BR
dc.subject.keyword2Sports marketingpt_BR
dc.subject.keyword2Bibliometrypt_BR
dc.subject.keyword2Laws of bibliometrypt_BR
dc.subject.keyword2Periodics publicationspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Administração - Rondonópolis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.