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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Daiane Almeida dos | - |
dc.creator | Leal, Daniela Zangaro Corradi | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T19:48:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29 | - |
dc.date.available | 2019-11-11T19:48:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daiane Almeida dos; LEAL, Daniela Zangaro Corradi. Análise espacial dos acidentes motociclísticos atendidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1482 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise espacial dos acidentes motociclísticos atendidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, Magda de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3853424450163644 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mattos, Magda de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3853424450163644 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Débora Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9193787723474678 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maier, Suellen Rodrigues de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6966253254157870 | pt_BR |
dc.description.resumo | Realizar a análise espacial dos acidentes motociclísticos atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa e de série temporal. A coleta de dados foi realizada por meio dos registros de atendimentos realizados pelo SAMU, nos anos de 2013, 2014 e 2015; as informações foram georreferenciados por meio dos programas Trackmaker® e Quantum GIS®. Resultados: Os dados demonstraram que no período do estudo as vítimas dos acidentes motociclísticos foram predominantemente do sexo masculino, adultos e jovens. Quanto aos horários predominantes dos acidentes motociclísticos, percebe-se que a incidência é maior no período entre 12h00min e 17h59min. As principais vias públicas em que se concentraram o maior número de acidentes foram as que interligam os bairros periféricos e centrais, e se caracterizam como vias de sentido único contribuindo para um alto fluxo de veículos circulantes, inclusive transporte coletivo. Conclusão: Há necessidade de ações de vigilância com a finalidade de aumentar a segurança no trânsito e o planejamento de atividades educativas, principalmente aos jovens condutores de motocicletas, em face de sua vulnerabilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Enfermagem - CUR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motocicletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços médicos de emergência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mapeamento geográfico | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Enfermagem - Rondonópolis |
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