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dc.creatorSena, Edilene da Conceição Delgado-
dc.date.accessioned2019-11-30T12:36:27Z-
dc.date.available2017-09-22-
dc.date.available2019-11-30T12:36:27Z-
dc.date.issued2017-09-21-
dc.identifier.citationSENA, Edilene da Conceição Delgado. Acidentes de trânsito: análise das vítimas menores de 18 anos em Mato Grosso, 2014. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1491-
dc.description.abstractAccidents in traffic is a public health problem, characterized as the ninth cause of injuries and deaths in the world, are also responsible for a great demand in the emergency and emergency services. Objective: To describe the epidemiological profile of the victims under the age of 18 attended in the emergency and emergency departments of Mato Grosso, from September 1 to 30, 2014. Methods: This is a cross-sectional study in services urgency and emergency in selected municipalities of the State. Results: Some 2,648 cases were reported, victims of traffic accidents. About half were young and most were male. Of these victims, 412 attendances were of minors of 18 years. Being male (64.6%), and female (35.4%), approximately 80.0% lived in the urban area. Half the victims were passengers and the vehicle was the motorcycle. Conclusion: It is necessary to develop methods to streamline the prevention process and create policies to avoid traffic violence such as slowing down in urban areas where the highest prevalence of traffic accidents is concentrated as the number of accidents caused, regardless of the distinction, have implications for high direct costs and indirect economic and social, both for the victim and for society, and that may be thought of public policies of Traffic Education in search of awareness of the population.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-05-28T09:09:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Edilene da Conceição Delgado Sena.pdf: 622205 bytes, checksum: 25f6183322efb4100deac2856ebe25f7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-11-30T12:36:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Edilene da Conceição Delgado Sena.pdf: 622205 bytes, checksum: 25f6183322efb4100deac2856ebe25f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-30T12:36:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_Edilene da Conceição Delgado Sena.pdf: 622205 bytes, checksum: 25f6183322efb4100deac2856ebe25f7 (MD5) Previous issue date: 2017-09-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAcidentes de trânsito : análise das vítimas menores de 18 anos em Mato Grosso, 2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Noemi Dreyer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7456965189206572pt_BR
dc.contributor.referee1Galvão, Noemi Dreyer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7456965189206572pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0699658811284706pt_BR
dc.description.resumoOs acidentes no trânsito é um problema de saúde pública, caracterizada como a nona causa de lesões e de óbitos no mundo, também são responsáveis por uma grande demanda nos serviços de urgência e emergência. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico das vítimas menores de 18 anos atendidas nas urgências e emergências de Mato Grosso, no período de 1º a 30 de setembro de 2014. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, em serviços de urgência e emergência nos municípios selecionados do Estado. Resultados: Foram registrados cerca de 2.648 atendimentos, vítimas de acidentes de trânsito. Cerca da metade eram jovens e a maioria do sexo masculino. Destas vítimas, 412 atendimentos foram de menores de 18 anos. Sendo do sexo masculino (64,6%), e do feminino (35,4%), 80,0%, aproximadamente, moravam na zona urbana. Metade das vítimas eram passageiros e o meio de locomoção era a motocicleta. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de métodos para agilizar o processo de prevenção e criar políticas para evitar a violência no trânsito como diminuir a velocidade nas zonas urbanas onde está concentrado a maior prevalência de acidentes de trânsito, pois o número de acidentes causados, independente da distinção trazem implicações de altos custos diretos e indiretos de ordem econômica e social, tanto para a vítima, quanto para a sociedade, e que poderá ser pensado em políticas públicas de Educação para Trânsito em busca de conscientização da população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva (ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programSaúde Coletiva - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.subject.keywordCausas externaspt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordVigilânciapt_BR
dc.subject.keywordVítimas menores de 18 anospt_BR
dc.subject.keyword2External causespt_BR
dc.subject.keyword2Traffic-accidentspt_BR
dc.subject.keyword2Surveillancept_BR
dc.subject.keyword2Victims under 18 years of agept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

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