Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/158
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Condições e riscos à saúde no trabalho de feirantes do bairro Recanto dos Pássaros em Cuiabá-MT
Autor(es): Esperança, Michelle Haranaka Ide
Orientador(a): Pignatti, Marta Gislene
Resumo : Introdução: As transformações ocorridas nas últimas décadas na dimensão do trabalho, principalmente a precarização, impactam negativamente nas condições de vida e saúde das pessoas. Como reflexo da precarização temos o aumento dos acidentes laborais, das doenças ocupacionais e do desgaste biopsicossociais dos trabalhadores de modo geral e, para alguns grupos considerados autônomos ou não vinculados ao trabalho formal, o ganho econômico vem acompanhado de total ausência de garantias trabalhistas aumentando o sofrimento para a sobrevivência. Objetivo: Caracterizar o trabalho e riscos à saúde de feirantes de frutas e hortaliças na Feira Livre do Bairro Recanto dos Pássaros. Metodologia: Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva. Foi utilizada como técnica para coleta de dados a entrevista individual com o responsável por cada banca, por meio de um questionário semiestruturado. Observaram-se também os riscos ocupacionais no local de trabalho e foi realizado um registro fotográfico. O local escolhido para o desenvolvimento do projeto foi a Feira Livre do Bairro Recanto dos Pássaros, localizada em Cuiabá-MT. Os dados foram separados em: características dos sujeitos entrevistados; características do trabalho; atendimento à saúde e riscos ocupacionais observados. Resultados: Foram envolvidos oito trabalhadores feirantes de frutas e hortaliças, sendo cinco do sexo masculino e três do sexo feminino com idade entre 22 e 59 anos. A maioria desenvolve de 10 a 19 horas diária de trabalho, sem descanso e são frequentes os riscos ergonômicos, físicos, de acidente de trajeto, risco químico pela manipulação dos alimentos contaminados com agrotóxico e possível risco biológico. Foi possível identificar também que a maioria trabalha de maneira informal. Considerações finais: A Vigilância em Saúde do Trabalhador deveria voltar os olhares a esses trabalhadores que, em sua maioria, estão sem assistência à saúde e necessitam de orientações para que tenham melhor qualidade de trabalho e de vida.
Palavra-chave: Saúde do trabalhador
Riscos ocupacionais
Vigilância em saúde do trabalhador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: ESPERANÇA, Michelle Haranaka Ide. Condições e riscos à saúde no trabalho de feirantes do bairro Recanto dos Pássaros em Cuiabá-MT. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/158
Data defesa documento: 5-Oct-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_Michelle Haranaka Ide Esperança.pdf803.58 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.