Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezio, Hanelize Romano-
dc.date.accessioned2019-12-30T16:06:32Z-
dc.date.available2019-04-15-
dc.date.available2019-12-30T16:06:32Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationREZIO, Hanelize Romano. Gestão da alimentação escolar na rede estadual de ensino de Cuiabá e Várzea Grande, MT. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1618-
dc.description.abstractThe management model of the National School Feeding Program defines responsibilities within the program. In the state, the model found was decentralized, which according to the literature is what requires a more active social control. Objective: To analyze the management of the School Feeding Program in state schools of Cuiabá and Várzea Grande, MT. Methods: A qualitative study was carried out with three school managers, one from the State Department of Education and another from the School Feeding Council. Interviews with previously defined schedules were conducted to evaluate the National School Feeding Program. Schedules and semi-structured questionnaire adapted to the participants were used. Results: There was a lack of knowledge about the program on the part of the interviewees, especially regarding the biological nature of food, and the state of the interview so far was not able to reach the minimum expenditure of resources with food from family farms. Food and Nutrition Education activities were reported, as well as acceptability tests, which started only with participation in the Alimentação Digoreste project. The suppliers mentioned delays in delivery and products of poor quality. School Nutrition (TNE's). Conclusion: From the speakers' speeches, the need for investment in training and training as a form of support, to the work of the CAE, school managers and NERs is evident, as well as greater dissemination to rural producers, in addition to a complement of resources human and material resources, as in the case of transport.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-07-05T13:24:25Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Hanelize Romano Rezio.pdf: 1193367 bytes, checksum: d36f44c2409bab777e9782500aaad113 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-12-30T16:06:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Hanelize Romano Rezio.pdf: 1193367 bytes, checksum: d36f44c2409bab777e9782500aaad113 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-30T16:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Hanelize Romano Rezio.pdf: 1193367 bytes, checksum: d36f44c2409bab777e9782500aaad113 (MD5) Previous issue date: 2019-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão da alimentação escolar na rede estadual de ensino de Cuiabá e Várzea Grande, MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Shirley Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049841702584206pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Shirley Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049841702584206pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ana Paula Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978241476354390pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, July-Ana Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863822777222311pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9501069022998860pt_BR
dc.description.resumoO modelo de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar define responsabilidades dentro do programa. No estado, o modelo encontrado foi o descentralizado, que segundo a literatura é o que exige um controle social mais atuante. Objetivo: Analisar a gestão do Programa de Alimentação Escolar em escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, MT. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, realizados com três gestores escolares, um representante da Secretaria Estadual de Educação e outro do Conselho de Alimentação Escolar. Foram realizadas entrevistas com horários definidos previamente, a fim de avaliar o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Foram utilizados roteiros e questionário semiestruturado adaptado aos participantes. Resultados: Destacou-se o conhecimento escasso sobre o programa de parte dos entrevistados, valorizando sobretudo a natureza biológica da alimentação, além disso o estado até o momento das entrevistas não conseguia atingir o gasto mínimo de recursos com gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, não foram relatadas atividades de Educação Alimentar e Nutricional, bem como a realização de testes de aceitabilidade, que iniciaram apenas com a participação no projeto Alimentação Digoreste, sobre os fornecedores foram citados atrasos na entrega e produtos de qualidade ruim, não houve treinamento voltado às Técnicas em Nutrição Escolar (TNE’s). Conclusão: A partir dos discursos dos envolvidos, fica evidente, a necessidade de investimento em capacitações e treinamentos como forma de suporte, ao trabalho do CAE, dos gestores escolares e das TNE’s, e ainda maior divulgação aos produtores rurais, ademais um complemento de recursos humanos e materiais, como no caso do transporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutrição (FANUT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programNutrição - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordControle socialpt_BR
dc.subject.keywordProgramas e políticas de nutrição e alimentaçãopt_BR
dc.subject.keyword2School feedingpt_BR
dc.subject.keyword2Social controlpt_BR
dc.subject.keyword2Formalpt_BR
dc.subject.keyword2Nutrition programs and policiespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Nutrição - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Hanelize Romano Rezio.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.