Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2020-01-31T13:07:35Z-
dc.date.available2019-04-16-
dc.date.available2020-01-31T13:07:35Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, Eduardo Silva. A indiciplina no contexto de ensino e da aprendizagem no ambiante da escola Norberto Shwantes. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1631-
dc.description.abstractThe study analyzed through teachers and students, the processes of indiscipline in the school Norberto Shwantes. This is an exploratory field research, with a qualitative approach, in which 27 students constituted the sample by composing groups with higher incidence of attitudes considered to be undisciplined. The sample was also composed of 11 teachers who teach to the selected students, chosen at random. Data were collected through the Indiscipline Assessment Scale in School Physical Education, a closed questionnaire, adapted for this study, containing 15 statements involving school indiscipline. Data analysis followed the Likert scale guidelines, being tabulated from three classes. The results show that, according to the teachers, the greatest cause of indiscipline is related to the family, followed by the students' attitudes. These, in turn, assumed responsibility for attitudes of indiscipline, still affirming that the teacher / student relationship is the second cause of school indiscipline. The study suggests a deeper understanding of the subject, associated with a greater dialogue between teachers, students and the family.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geraldo Silva (gerald@bol.com.br) on 2020-01-31T13:07:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Eduardo Silva Carvalho.pdf: 668576 bytes, checksum: b31a8a42bd5cd24b2a9cd272cb8c4310 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-31T13:07:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Eduardo Silva Carvalho.pdf: 668576 bytes, checksum: b31a8a42bd5cd24b2a9cd272cb8c4310 (MD5) Previous issue date: 2019-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA indiciplina no contexto de ensino e da aprendizagem no ambiante da escola Norberto Shwantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Mauro José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373606398388352pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Mauro José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373606398388352pt_BR
dc.contributor.referee2Neto, Anibal Monteiro de Magalhães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee3Guirra, Frederico Jorge Saad-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisou através de professores e estudantes, os processos de indisciplina na escola Norberto Shwantes. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, onde 27 alunos constituíram a amostragem por compor turmas com maior incidência de atitudes consideradas indisciplinadas. A amostra também foi composta por 11 docentes que lecionam para os estudantes selecionados, escolhidos aleatoriamente. Os dados foram coletados através da Escala de Avaliação da Indisciplina na Educação Física Escolar, um questionário fechado, adaptado para este estudo, contendo 15 afirmativas envolvendo a indisciplina escolar. A análise dos dados obedeceu às orientações da escala Likert, sendo tabulados a partir de três classes. Os resultados obtidos atestam que, segundo os docentes a maior causa da indisciplina está relacionado à família, seguido das atitudes dos alunos. Estes, por sua vez, assumiram a responsabilidade pelas atitudes de indisciplina, afirmando ainda ser a relação professor/aluno a segunda causa da indisciplina escolar. O estudo sugere maior aprofundamento sobre a temática, associado a um maior diálogo entre professores, alunos e família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordIndisciplinapt_BR
dc.subject.keywordAlunopt_BR
dc.subject.keywordProfessorpt_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordEscolapt_BR
dc.subject.keyword2Indisciplinept_BR
dc.subject.keyword2Studentpt_BR
dc.subject.keyword2Teacherpt_BR
dc.subject.keyword2Familypt_BR
dc.subject.keyword2Schoolpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Eduardo Silva Carvalho.pdf652.91 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.