Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1680
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A acupuntura como benefício da qualidade de vida em mulheres mastectomizadas : revisão integrativa
Autor(es): Sousa, Brígida de Assis
Orientador(a): Felipe, Raquiel Naiele Ramos
Membro da Banca: Felipe, Raquiel Naiele Ramos
Resumo : Inttrodução:O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem um crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os órgão e tecidos, podendo dissipar ( metástase) para outras regiões do corpo. O câncer de mama, sem associação com o fator hereditário, é considerado esporádico, representando mais de 90% dos casos de câncer de mama em todo mundo. A técnica mais usada para o tratamento do câncer de mama é a mastectomia, uma cirurgia mutiladora que tende a remover todo o tumor visível e que pode ter como resultado problemas físicos e psicológicos. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura, um dos métodos utilizados na Prática Baseada em Evidencia (PBE), permitindo a incorporação das evidencias na prática clínica. Objetivo: Realizar uma Revisão Integrativa para identificar o efeito da acupuntura em mulheres com câncer de mama e mulheres mastectomizadas, considerando a melhora da dor, da limitação dos movimentos e a depressão, visando a qualidade de vida no contexto social familiar. Discussões e Resultados: Adotamos como critério de inclusão: artigos brasileiros e internacionais, que correspondam à temática do estudo, que contenha os descritores selecionados previamente, publicados em idioma português e inglês, nos últimos 10 anos (2005-2015). Dos critérios de exclusão foram adotados estudos que não continham os descritores selecionados, que estejam fora do período de 10 anos. Foram encontrados 80 artigos, por meio dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 20 artigos para serem utilizados neste trabalho. Os cruzamentos dos descritores foram: Acupuntura, Câncer de mama, Acupuntura e Câncer de mama, Qualidade de vida e Câncer de mama, Acupuntura e Qualidade de vida e Mastectomia. A acupuntura auricular e sistêmica são benéficas no tratamento contra náuseas e vômitos na quimioterapia, na reabilitação da mulher após cirurgia/ mastectomia, no enfrentamento da depressão e na melhora da qualidade de vida da mulher em sua vida diária. Considerações finais: Este trabalho buscou refletir sobre o Câncer de Mama, a prática assistencial da enfermagem no cotidiano de mulheres com câncer de mama, submetidas a mastectomia, os efeitos benéficos que acupuntura sistêmica e a acupuntura auricular trouxe diante de uma quimioterapia, diminuindo os efeitos colaterais diante da mesma, e a acupuntura no momento da depressão, da qualidade de vida, diminuindo a náuseas e vômitos pós tratamento quimioterápico e melhora de movimentos e limitações diante do membro acometido pós mastectomia.
Resumo em lingua estrangeira: Cancer is the name given to a group of more than 100 diseases that has a disorderly cell grow (malignant). The cancer cells invade the organs and tissues, and can dissipate (metastasis) to other parts of the human body. The Breast Cancer, without any association with hereditary factor, is considered sporadic, and represents more than 90% of Breast Cancer cases all over the world. The most used technique in favor of Breast Cancer treatment is mastectomy, a mutilating surgery that tends to remove all the visible tumor and can have some physical an psychological problems as a result. Method: The method is a Integrative Literature review, one of the most used methods in Evidence Based Practice (EBP), which permits the incorporation of clinical practice evidences. Objective: To perform a Integrative Review and identify the effect of acupuncture in women with Breast Cancer, and women that have been through a mastectomy procedure, considering the improvement of pain, the movements limitation and depression, and aiming the quality of life in the social familiar context. Discussions and results: The auricular and systemic acupuncture is beneficial as a treatment against airsickness and vomit caused by chemotherapy. It's also beneficial to women's post surgery/mastectomy rehabilitation and depression. Conclusion: This research's finality is concern debating about Breast Cancer, the nursing assistance practice in women's with Breast Cancer that went through a mastectomy procedure, the beneficial effects that systemic acupuncture and auricular acupuncture brought decreasing chemotherapy collateral effects, and acupuncture against depression.
Palavra-chave: Acupuntura
Câncer de mama
Enfermagem
Mastectomia
Qualidade de vida
Palavra-chave em lingua estrangeira: Acupuncture
Breast Cancer
Nursery
Life Quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Enfermagem - CUS
Referência: SOUSA, Brígida de Assis. A acupuntura como benefício da qualidade de vida em mulheres mastectomizadas : revisão integrativa. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1680
Data defesa documento: 3-Jul-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2015-BRÍGIDA DE ASSIS SOUSA.pdf871.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.