Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1713
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência da obesidade transgeracional em biomarcadores séricos de ratas wistar em idade avançada.
Autor(es): Ali, Agrea dos Santos Ibrahim
Orientador(a): Campos, Kleber Eduardo de
Membro da Banca: Campos, Kleber Eduardo de
Membro da Banca: David, Flávia Lucia
Membro da Banca: Machado, Mariana Pirani Rocha
Resumo : Na ocorrência de alterações biológicas decorrentes da obesidade entre membros pertencentes a mesma família, é capaz de induzir em seus descendentes as mesmas alterações, tornando-se um efeito transgeracional que preocupa toda a saúde familiar, sobretudo no perfil fisiológico e bioquímico de indivíduos em idade adulta avançada. O objetivo foi avaliar em modelo transgeracional o perfil fisiológico geral e bioquímico sérico de ratas obesas em idade adulta avançada. Para isso, a obesidade foi induzida por meio da administração via subcutânea de glutamato monossódico no período neonatal em ratas fêmeas (geração F0). Após 90 dias, foram classificadas como obesas pelo Índice de Obesidade de Lee (IOL) e a seguir foram acasaladas para a obtenção da geração de experimentação (F1). As fêmeas filhotes foram separadas em dois grupos aos 90 dias de vida: não obesas (OB-, n= 11) e obesas (OB+, n=10), utilizando o IOL para classificação. Aos 240 dias de vida, as ratas foram colocadas em gaiola metabólica por 24 horas, e foram mensurados o peso, consumo alimentar e hídrico, volume urinário, peso fecal e uroanálise. Em seguida, foram anestesiadas e mortas para pesagem de órgãos e tecido adiposo periovariano e determinações bioquímicas séricas. O grupo OB+ classificado como obesidade, foi confirmado o aumento de peso corpóreo, no peso relativo hepático e na gordura periovariana, e também no perfil lipídico sérico. Entretanto, diminuiu o peso relativo renal e não influenciou no perfil proteico. Portanto, conclui-se que a obesidade transgeracional influencia no desenvolvimento desta síndrome na geração subsequente, fazendo com que prejudique a qualidade lipídica em idade avançada, sendo necessário que se iniciem novas estratégias para futuras intervenções terapêuticas
Palavra-chave: envelhecimento
perfil lipídico
programação fetal
ratas
CNPq: CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Biomedicina - CUA
Referência: Ali, Agrea dos Santos Ibrahim. Influência da obesidade transgeracional em biomarcadores séricos de ratas wistar em idade avançada. 2020. 40 f. TCC (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Barra do Garças, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1713
Data defesa documento: 21-Feb-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2020 Agrea_dos_Santos_Ibrahim_Ali.pdf832.21 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.