Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomazini, Ana Maria de Lima-
dc.date.accessioned2020-09-04T12:05:49Z-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-09-04T12:05:49Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationTOMAZINI, Ana Maria de Lima. A reforma da previdência para os servidores públicos civis e o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial no Brasil. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1752-
dc.description.abstractThis survey in the social security branch has as its main objective to demonstrate how the principles of financial and actuarial balance in Brazil went from constitutional principles to State public policy regarding civil servants, considering the reforms that the Welfare has already undergone, together with the analysis of the data collected to identify the main factors that could have influenced this transition. The study was exploratory, bibliographic and documental, being of a quantitative nature only as regards the use of the analysis to interpret the data. The bibliographies and documents analyzed demonstrate that in order to carry out a Welfare quality management, it must be based on the principle of financial and actuarial balance, as Constitutionally foreseen, it also showed that with the reforms suffered in search of financial- actuarial balance, there were significant changes for all welfare policies. It is concluded that with the changes brought about by the PEC nº 6/2019 the rules and norms of the RPPS are now introduced in the cycles of decision, planning, execution and control of the Public Power in the form of public policy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Almira de Araujo Medeiros (almiraayalla@hotmail.com) on 2020-09-04T12:04:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_2020_Ana Maria de Lima Tomazini_Autorizações.pdf: 2560484 bytes, checksum: 3863b915170945bcb6655b8ed91ddcf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Almira de Araujo Medeiros (almiraayalla@hotmail.com) on 2020-09-04T12:05:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2020_Ana Maria de Lima Tomazini_Autorizações.pdf: 2560484 bytes, checksum: 3863b915170945bcb6655b8ed91ddcf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-04T12:05:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2020_Ana Maria de Lima Tomazini_Autorizações.pdf: 2560484 bytes, checksum: 3863b915170945bcb6655b8ed91ddcf5 (MD5) Previous issue date: 2020-03-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA reforma da previdência para os servidores públicos civis e o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mativi, Cleiva Schaurich-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590894440757371pt_BR
dc.contributor.referee1Mativi, Cleiva Schaurich-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590894440757371pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Adelina Neres de Sousa-
dc.description.resumoEsta pesquisa no ramo previdenciário tem como objetivo principal demonstrar como os princípios de equilíbrio financeiro e atuarial brasileiros passaram de princípios constitucionais à política pública de Estado no que tange os servidores públicos civis, considerando as reformas que a Previdência já sofreu, juntamente com a análise dos dados coletados para identificação dos fatores principais que poderiam ter influenciado nessa transição. O estudo realizado exploratório, bibliográfico e documental, sendo de caráter quantitativo apenas quanto ao uso da análise para interpretação dos dados. As bibliografias e documentos analisados demonstram que para ser realizada uma gestão de qualidade da Previdência, esta deve ser baseada no princípio do equilíbrio financeiro e atuarial, como previsto constitucionalmente, mostrou ainda que com as reformas sofridas em busca do equilíbrio financeiro-atuarial, houveram mudanças significativas para todos os regimes previdenciários. Conclui-se que com as alterações trazidas com a PEC nº 6/2019 as regras e normas dos RPPS passam a ser introduzidas nos ciclos de decisão, planejamento, execução e controle do Poder Público em forma de política pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeis - CURpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.keywordRPPSpt_BR
dc.subject.keywordReforma da previdênciapt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordEquilíbrio financeiropt_BR
dc.subject.keywordEquilíbrio atuarialpt_BR
dc.subject.keyword2RPPSpt_BR
dc.subject.keyword2Welfare reformpt_BR
dc.subject.keyword2Public policypt_BR
dc.subject.keyword2Financial balancept_BR
dc.subject.keyword2Actuarial balancept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis - Rondonópolis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2020_Ana Maria de Lima Tomazini_Autorizações.pdf2.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.