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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Morais, Fabiana Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T13:34:30Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12 | - |
dc.date.available | 2021-06-14T13:34:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Fabiana Gonçalves de. Estudo do desempenho funcional de pavimentos urbanos no município de Barra do Garças – MT através do índice de serventia urbano. 2020. 102 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1866 | - |
dc.description.abstract | The pavement is a structure composed of different layers that has the function of providing the user with smooth, comfortable and safe traffic. Since the beginning of its service life, the pavement is subjected to the action of traffic and the weather, causing it to deteriorate over time. In order for the degradation of the structure to not intensify to the point of effectively compromising the functioning of the pavement, or for the necessary maintenance to become economically unsustainable, it is essential to establish a pavement management system that implements periodic preventive maintenance on the roads. This system uses indexes that assess the conditions of the pavement, allowing the assessment of the most opportune moment, as well as the type of appropriate maintenance to be performed in each situation. The Urban Service Index (ISU) is a parameter, developed by Villibor et. al. (2009), which allows the specific assessment of urban pavements. Thus, the present work sought to analyze the conditions of the pavement surface of Av. José dos Santos and Av. Antônio Francisco Cortês and their respective roundabouts, both belonging to the city of Barra do Garças - MT, through ISU, according to the methodology proposed by Villibor et. al. (2009). The results showed that the studied roads were in precarious conditions, presenting low ISU values and, consequently, should undergo a process of reconstruction or reinforcement. The roundabout belonging to Av. Antônio Francisco Cortês, among the stretches studied, was the one with the best condition, requiring only the application of asphalt micro concrete; while for the roundabout of Av. José dos Santos the solution is conventional resurfacing with hot machined bituminous concrete (CBUQ). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sirney Costa (sirneycosta1975@gmail.com) on 2021-05-18T15:09:35Z No. of bitstreams: 1 Fabiana Gonçalves de Morais TCC.pdf: 4765840 bytes, checksum: 66c70016dd02e49da0c47f1e044856eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by FERNANDO Iuasse (matosiuasse72@gmail.com) on 2021-06-14T13:34:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fabiana Gonçalves de Morais TCC.pdf: 4765840 bytes, checksum: 66c70016dd02e49da0c47f1e044856eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-14T13:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiana Gonçalves de Morais TCC.pdf: 4765840 bytes, checksum: 66c70016dd02e49da0c47f1e044856eb (MD5) Previous issue date: 2020-02-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.title | Estudo do desempenho funcional de pavimentos urbanos no município de Barra do Garças – MT através do índice de serventia urbano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Raul Tadeu Lobato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2533926225219591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Raul Tadeu Lobato | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2533926225219591 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Berté, Susana Dalila Dolejal | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3591741479954972 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Iury Bispo dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9021523641624443 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3864106448885474 | pt_BR |
dc.description.resumo | O pavimento é uma estrutura composta por diferentes camadas que tem por função proporcionar ao usuário tráfego suave, confortável e seguro. Desde o início de sua vida em serviço, o pavimento é submetido à ação do tráfego e do clima, fazendo com que este se deteriore com o passar do tempo. Para que as degradações da estrutura não se intensifiquem a ponto de comprometer efetivamente o funcionamento do pavimento, ou que as manutenções necessárias se tornem economicamente insustentáveis, é essencial o estabelecimento de um sistema de gerência de pavimentos que implemente a realização de manutenções preventivas periódicas nas vias. Esse sistema utiliza índices que avaliam as condições do pavimento, permitindo a avaliação do momento mais oportuno, bem como do tipo de manutenção adequado a ser realizado em cada situação. O Índice de Serventia Urbano (ISU) é um parâmetro, desenvolvido por Villibor et. al. (2009), que permite a avaliação específica de pavimentos urbanos. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as condições da superfície do pavimento da Av. José dos Santos e Av. Antônio Francisco Cortês e suas respectivas rotatórias, ambas pertencentes à cidade de Barra do Garças – MT, através do ISU, conforme metodologia proposta por Villibor et. al. (2009). Os resultados mostraram que as vias estudadas estavam em condições precárias, apresentando baixos valores de ISU e, consequentemente, devendo passar por processo de reconstrução ou reforço. A rotatória pertencente à Av. Antônio Francisco Cortês, dentre os trechos estudados, foi o que apresentou a melhor condição, necessitando apenas da aplicação de micro concreto asfáltico; enquanto que para a rotatória da Av. José dos Santos a solução é o recapeamento convencional com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | patologias em pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | índice de serventia urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | gerenciamento de pavimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Paving | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | pavement pathologies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | urban service index | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | pavement management | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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