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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1882
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Emprego de agregados minerais de Mato Grosso em pavimentos flexíveis de concreto asfáltico |
Autor(es): | Mota, Albert Antony Lemes |
Orientador(a): | Miranda, Luiz Miguel de |
Membro da Banca: | Miranda, Luiz Miguel de |
Membro da Banca: | Lemes, Andyara Ferreira |
Membro da Banca: | Leite, Carlos Augusto |
Resumo : | A importância do estudo no emprego dos agregados na pavimentação é sustentada pelo avanço no melhoramento de técnicas e processos nos projetos e execuções de obras de construção, conservação e manutenção rodoviária. Além disso visa o aumento no arcabouço técnico. Este trabalho inicialmente caracteriza os materiais pétreos de origem calcária e arenítica e determina as composições granulométricas e os traços das misturas asfálticas dos mesmos a fim de avaliar o comportamento mecânico das misturas com ligante polímero CAP 60/85 através dos ensaios de resistência à tração e módulo de resiliência. Em relação a caracterização dos agregados, um resultado expressivo é relativo a absorção, onde o calcário apresenta apenas 0,3% e o arenito 1,0%. Após caracterização dos agregados o teor de ligante da mistura de projeto é de 5,10% para calcário e 6,35% para arenito, representando o impacto da absorção no consumo de ligante. O resultante de 3,35% volume de vazio do calcário e 4,56% no arenito; relação betume/vazios 79,05% (calcário) e 77,42% (arenito) são reflexos da característica de absorção que exprime a diferença entre os dois grupos de agregados. A estabilidade das misturas fica acima do mínimo de 500 kgf, 2057,2 kgf (calcário) e 2138,0 kgf (arenito) o que refletem de maneira comparativa a proximidade do índice de forma entre os dois grupos pétreos, sendo a brita 1 de arenito mais próximo da cubicidade (0,84) do que a de calcário (0,78). A pequena diferença de resultado também é encontrada na fluência, onde o deslocamento é 3,35 mm para calcário e 3,53 mm para arenito. A resistência à tração das misturas está em desconformidade com a norma DNER-ES 385/99, onde o arenito e calcário atingiram 23,6kgf/cm² e 19,4kgf/cm², respectivamente, fora do intervalo de 7,0 - 12,0 kgf/cm². Apesar do módulo de resiliência ser muito alto em ambos grupos, os valores de RT deles ajudam na relação MR/RT do calcário e arenito, 3377,5 MPa e 2701,7 MPa respectivamente, os quais são próximos de misturas de outros estudos. Isso mostra que os dois grupos (arenito e calcário) apresentam uma boa vida de fadiga, com destaque para o arenito que apresenta melhor indicador. Mesmo com os resultados deste estudo, ainda é necessário trabalhos complementares para deferir a aplicação de misturas com polímeros com agregados sedimentares. |
Resumo em lingua estrangeira: | The importance of studying the use of aggregates in paving supported by advances in improving techniques and processes in the design and execution of road construction, conservation and maintenance works. In addition, it aims to increase the technical framework. This work initially characterizes the stone materials of limestone and sandstone origin and determines the granulometric compositions and the traces of the asphalt mixtures in order to evaluate the mechanical behavior of the mixtures with CAP 60/85 polymer binder through the tensile strength tests and resilience. Regarding the characterization of the aggregates, an expressive result related to absorption, where the limestone presents only 0.3% and the sandstone 1.0%. After characterizing the aggregates, the binder content of the design mixture is 5.10% for limestone and 6.35% for sandstone, representing the impact of absorption on the consumption of binder. The resulting 3.35% void volume of the limestone and 4.56% in the sandstone; bitumen / voids ratio 79.05% (limestone) and 77.42% (sandstone) are reflections of the absorption characteristic that expresses the difference between the two groups of aggregates. The stability of the mixtures is above the minimum of 500 kgf, 2057.2 kgf (limestone) and 2138.0 kgf (sandstone) which reflect in a comparative way the proximity of the shape index between the two stone groups, being the crushed stone 1 of sandstone closer to cubicity (0.84) than limestone (0.78). The small difference in result also found in creep, where the displacement is 3.35 mm for limestone and 3.53 mm for sandstone. The tensile strength of the mixtures is not in accordance with the DNER-ES 385/99 standard, where sandstone and limestone reached 23.6 kgf / cm² and 19.4 kgf / cm², respectively, outside the range of 7.0 - 12.0 kgf / cm². Although the resilience modulus is very high in both groups, their RT values help in the MR / RT ratio of limestone and sandstone, 3377.5 MPa and 2701.7 MPa respectively, which are close to mixtures from other studies. This shows that the two groups (sandstone and limestone) have a good fatigue life, with emphasis on the sandstone that has the best indicator. Even with the results of this study, complementary work still needed to defer the application of mixtures with polymers with sedimentary aggregates. |
Palavra-chave: | Agregados Asfalto modificado por polímero Ensaios mecânicos Mistura asfáltica Pavimentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Aggregates Polymermodified asphalt Mechanical tests Asphalt mix Pavements |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Programa: | Engenharia de Transportes - CUVG |
Referência: | MOTA, Albert Antony Lemes. Emprego de agregados minerais de Mato Grosso em pavimentos flexíveis de concreto asfáltico. 2021. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1882 |
Data defesa documento: | 14-May-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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