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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1966
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Leite, José Leonardo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T16:46:08Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20 | - |
dc.date.available | 2021-10-22T16:46:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, José Leonardo Alves. Proposta de projeto geométrico rodoviário entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães através da rodovia estadual MT-030 (KM 0,00 – KM 14,45). 2021. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1966 | - |
dc.description.abstract | Investing in road infrastructure is essential for the logistical and economic development of a region. Thinking about a route that reconciles user safety and generates high growth in the region of influence is very important to ensure its functionality for various sectors such as agriculture, tourism and mining. In this sense, what precedes the execution of road works is the preparation of its project, which is a determining element for the entire dynamics of the work, including earthwork, paving, drainage, signaling, complementary works and budget projects, in addition to the layout and traffic studies. , geological, hydrological and topographic that are included in the executive project. With that, the present work has the objective of presenting a viable route between the cities of Cuiabá and Chapada dos Guimarães in the state of Mato Grosso, through the State Highway MT-030 as an alternative route for the traffic of heavy vehicles. The methods used for this include several analyzes carried out on the terrain topography in order to seek the best places in which the new road could pass, based on the guidelines of the DNER Rural Roads Geometric Design Manual (1999) and complementary bibliographies on the subject, such as found in the books Roads (2016), Geometric Project of Highways (2017) and Transport Routes (2016). In the end, we arrived at a proposal for a route that can achieve the research objective and that makes the project feasible. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T16:45:38Z No. of bitstreams: 1 TCC JOSE LEONARDO ALVES LEITE.pdf: 8750803 bytes, checksum: fd4d9534df1e90da9caa4cd3e7910773 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T16:46:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOSE LEONARDO ALVES LEITE.pdf: 8750803 bytes, checksum: fd4d9534df1e90da9caa4cd3e7910773 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-22T16:46:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOSE LEONARDO ALVES LEITE.pdf: 8750803 bytes, checksum: fd4d9534df1e90da9caa4cd3e7910773 (MD5) Previous issue date: 2021-09-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de projeto geométrico rodoviário entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães através da rodovia estadual MT-030 (KM 0,00 – KM 14,45) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Sérgio Luiz Morais | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7177803656912594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Sérgio Luiz Morais | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7177803656912594 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Baravieira, Benedito Alexandro de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Lemes, Andyara Ferreira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3463616856091220 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7343963568658674 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investir em infraestrutura rodoviária é essencial para o desenvolvimento logístico e econômico de uma região. Pensar em um traçado que concilie a segurança do usuário e que gere elevado crescimento a região de influência é muito importante para garantir a sua funcionalidade para diversos setores como agricultura, turismo e mineração. Nesse sentido, o que precede a execução de obras rodoviárias é a elaboração do seu projeto, elemento determinante para toda a dinâmica da obra, englobando projetos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras complementares e orçamento, fora os estudos de traçado, tráfego, geológico, hidrológico e topográfico que estão inclusos no projeto executivo. Com isso, o presente trabalho possui o objetivo de apresentar um traçado viável entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães no estado de Mato Grosso, através da Rodovia Estadual MT-030 como uma rota alternativa para o tráfego de veículos pesados. Os métodos utilizados para tal contemplam diversas análises feitas na topografia do terreno para buscar os melhores locais no qual poderia passar a nova via, baseadas nas diretrizes do Manula de Projeto Geométrico de Estradas Rurais do DNER (1999) e bibliografias complementares sobre o tema, como encontrado nos livros Estradas (2016), Projeto Geométricos de Rodovias (2017) e Vias de Transportes (2016). Ao final, chegou-se em uma proposta de traçado que pode atingir ao objetivo da pesquisa e que possibilita a viabilidade do projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Transportes - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autodesk civil3D | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto geométrico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura rodoviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Montanha | pt_BR |
dc.subject.keyword | Topografia | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Autodesk civil3D | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Geometric design | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Highway | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mountain | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Road Infrastructure | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Topography | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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