Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, José Leonardo Alves-
dc.date.accessioned2021-10-22T16:46:08Z-
dc.date.available2021-10-20-
dc.date.available2021-10-22T16:46:08Z-
dc.date.issued2021-09-15-
dc.identifier.citationLEITE, José Leonardo Alves. Proposta de projeto geométrico rodoviário entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães através da rodovia estadual MT-030 (KM 0,00 – KM 14,45). 2021. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1966-
dc.description.abstractInvesting in road infrastructure is essential for the logistical and economic development of a region. Thinking about a route that reconciles user safety and generates high growth in the region of influence is very important to ensure its functionality for various sectors such as agriculture, tourism and mining. In this sense, what precedes the execution of road works is the preparation of its project, which is a determining element for the entire dynamics of the work, including earthwork, paving, drainage, signaling, complementary works and budget projects, in addition to the layout and traffic studies. , geological, hydrological and topographic that are included in the executive project. With that, the present work has the objective of presenting a viable route between the cities of Cuiabá and Chapada dos Guimarães in the state of Mato Grosso, through the State Highway MT-030 as an alternative route for the traffic of heavy vehicles. The methods used for this include several analyzes carried out on the terrain topography in order to seek the best places in which the new road could pass, based on the guidelines of the DNER Rural Roads Geometric Design Manual (1999) and complementary bibliographies on the subject, such as found in the books Roads (2016), Geometric Project of Highways (2017) and Transport Routes (2016). In the end, we arrived at a proposal for a route that can achieve the research objective and that makes the project feasible.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T16:45:38Z No. of bitstreams: 1 TCC JOSE LEONARDO ALVES LEITE.pdf: 8750803 bytes, checksum: fd4d9534df1e90da9caa4cd3e7910773 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T16:46:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOSE LEONARDO ALVES LEITE.pdf: 8750803 bytes, checksum: fd4d9534df1e90da9caa4cd3e7910773 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-22T16:46:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOSE LEONARDO ALVES LEITE.pdf: 8750803 bytes, checksum: fd4d9534df1e90da9caa4cd3e7910773 (MD5) Previous issue date: 2021-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de projeto geométrico rodoviário entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães através da rodovia estadual MT-030 (KM 0,00 – KM 14,45)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães, Sérgio Luiz Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7177803656912594pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Sérgio Luiz Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7177803656912594pt_BR
dc.contributor.referee2Baravieira, Benedito Alexandro de Oliveira-
dc.contributor.referee3Lemes, Andyara Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3463616856091220pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7343963568658674pt_BR
dc.description.resumoInvestir em infraestrutura rodoviária é essencial para o desenvolvimento logístico e econômico de uma região. Pensar em um traçado que concilie a segurança do usuário e que gere elevado crescimento a região de influência é muito importante para garantir a sua funcionalidade para diversos setores como agricultura, turismo e mineração. Nesse sentido, o que precede a execução de obras rodoviárias é a elaboração do seu projeto, elemento determinante para toda a dinâmica da obra, englobando projetos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras complementares e orçamento, fora os estudos de traçado, tráfego, geológico, hidrológico e topográfico que estão inclusos no projeto executivo. Com isso, o presente trabalho possui o objetivo de apresentar um traçado viável entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães no estado de Mato Grosso, através da Rodovia Estadual MT-030 como uma rota alternativa para o tráfego de veículos pesados. Os métodos utilizados para tal contemplam diversas análises feitas na topografia do terreno para buscar os melhores locais no qual poderia passar a nova via, baseadas nas diretrizes do Manula de Projeto Geométrico de Estradas Rurais do DNER (1999) e bibliografias complementares sobre o tema, como encontrado nos livros Estradas (2016), Projeto Geométricos de Rodovias (2017) e Vias de Transportes (2016). Ao final, chegou-se em uma proposta de traçado que pode atingir ao objetivo da pesquisa e que possibilita a viabilidade do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordAutodesk civil3Dpt_BR
dc.subject.keywordProjeto geométricopt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura rodoviáriapt_BR
dc.subject.keywordMontanhapt_BR
dc.subject.keywordTopografiapt_BR
dc.subject.keyword2Autodesk civil3Dpt_BR
dc.subject.keyword2Geometric designpt_BR
dc.subject.keyword2Highwaypt_BR
dc.subject.keyword2Mountainpt_BR
dc.subject.keyword2Road Infrastructurept_BR
dc.subject.keyword2Topographypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSE LEONARDO ALVES LEITE.pdf8.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.