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http://bdm.ufmt.br/handle/1/1967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Matheus da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T21:06:19Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20 | - |
dc.date.available | 2021-10-22T21:06:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Matheus da. Proposição de políticas públicas de mobilidade a área urbana do município de Cuiabá/MT. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1967 | - |
dc.description.abstract | The Urban Mobility Plans (UMPs) are the mains policy planning tool to guide the orderly growth of urban trasnport and the mobility development for the inhabitants of any municipality. The national legislations provides basis for the need to create these plans and to obtain financial resources for the investments in the area. Cuiabá is one of the brazilians capitals approached in the study, being in the second place in a vehiclepopulation index presenting approximately 7 private vehicles per 10 inhabitanst (0,726 vehicle/inhabitanst). This confirms the worsening of traffic problems, pollution of urban centers, accidents and reduction of the space for active mobility. In terms of accessibility, Cuiabá presents legislations that seeks to include people with special needs in the municipal environment and in the urban activities, however, it requires many investments in high circulation points that generally have narrow sidewalks, uneven pavement, absence of ramps and accessibility tools, and lack of professional preparation. It was possible to conclude that the main barrier for the implementation of instruments to discourage individual transportations is in the hands of goverment managers, who is goins to have to invest in quality of public transportation and face ad make the population aware of this need. When it come to accessibility, the indetified impasse comes from the lack of interest in executing and inspecting the existing planning that must include the people with special needs in the urban inviroment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T21:05:45Z No. of bitstreams: 1 TCC Matheus da Silva.pdf: 2574792 bytes, checksum: 1396279f75979a763c2191c8b520083a (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-22T21:06:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Matheus da Silva.pdf: 2574792 bytes, checksum: 1396279f75979a763c2191c8b520083a (MD5) Previous issue date: 2021-09-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposição de políticas públicas de mobilidade a área urbana do município de Cuiabá/MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Baltar, Marina Leite de Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0056340986329931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Baltar, Marina Leite de Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0056340986329931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3221019078205134 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brondani, Chaveli | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8829398318033869 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Planos de Mobilidade Urbana (PMUs) são a principal ferramenta de planejamento político para orientar o crescimento ordenado do transporte urbano e a promoção da mobilidade aos habitantes de qualquer município. As legislações nacionais fornecem embasamento para a necessidade da criação desses planos e obtenção de recursos financeiros para investimentos na área. Cuiabá é dentre as capitais brasileiras abordadas no estudo a segunda colocada em um índice veículo-população, apresentando aproximadamente 7 veículos particulares a cada 10 habitantes (0,726 veic./hab.). Esta situação corrobora para o agravamento dos problemas de trânsito, poluição dos centros urbanos, acidentes e redução do espaço destinado a mobilidade ativa. Tratando de acessibilidade, Cuiabá apresenta legislações que buscam incluir as pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs) no ambiente municipal e nas atividades urbanas, porém necessita de muitos investimentos em pontos de grande circulação que de modo geral possuem calçadas estreitas, pavimentação irregular, ausência de rampas e ferramentas de acessibilidade e despreparo profissional. Foi possível concluir que a principal barreira para implantação de instrumentos de desestímulo ao transporte individual está nas mãos dos gestores governamentais, que terão que investir na qualidade do transporte público e enfrentar e conscientizar a população sobre essa necessidade. Em termos de acessibilidade o impasse identificado vem da falta de interesse em executar e fiscalizar o planejamento existente que deve incluir os PNEs no ambiente urbano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Transportes - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano de mobilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuiabá | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Urban mobility plans | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cuiabá | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Transity | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Acessibility | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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