Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1968
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amorim Junior, Rubens Mauro de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T21:41:42Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20 | - |
dc.date.available | 2021-10-22T21:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM JUNIOR, Rubens Mauro de. Análise das condições de mobilidade e acessibilidade no transporte escolar de pessoas com deficiência estudo de caso: Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, em Cuiabá-MT. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1968 | - |
dc.description.abstract | School transport is a public policy aimed at keeping students in school, promoting access to transport and education. Such public policy takes on a different view when it comes to Special Education, that is, the transportation and displacement of people with disabilities (PCD), assisted by specialized school units. The bus models used to compose this system for transporting students from their homes to the school environment must have basic adaptations to meet the needs of people with disabilities, aimed at the safety, comfort and human dignity of these passengers. This work aims to analyze the mobility and accessibility conditions in school transport for people with disabilities in the city of Cuiabá/ MT, through the State School of Special Education Raio de Sol, a public school of the state education system, being specialized and attending solely and exclusively the PCDs with greater psychomotor difficulties who need special care. It was observed which models of school buses are used and how this public is transported, the quantity demanded and the current possibility of offering this service by the SEDUC-MT were also analyzed. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T21:41:27Z No. of bitstreams: 1 TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf: 15313540 bytes, checksum: 2e465328e9bdac16ddf07546f1fdc253 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T21:41:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf: 15313540 bytes, checksum: 2e465328e9bdac16ddf07546f1fdc253 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-22T21:41:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf: 15313540 bytes, checksum: 2e465328e9bdac16ddf07546f1fdc253 (MD5) Previous issue date: 2021-09-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise das condições de mobilidade e acessibilidade no transporte escolar de pessoas com deficiência estudo de caso: Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, em Cuiabá-MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3221019078205134 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3221019078205134 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Baltar, Marina Leite de Barros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0056340986329931 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bender, Juliane Érika Cavalcante | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1650374970304038 | pt_BR |
dc.description.resumo | O transporte escolar é uma política pública voltada para a permanência do aluno na escola, promovendo o acesso ao transporte e à educação. Tal política pública adquire uma visão diferente quando se refere à Educação Especial, ou seja, ao transporte e deslocamento de pessoas com deficiência (PCD), atendidos pelas unidades escolares especializadas. Os modelos de ônibus utilizados para compor este sistema de translado dos alunos de suas residências até o ambiente escolar deve possuir adaptações básicas para atender os PCDs, voltadas para a segurança, conforto e dignidade humana destes passageiros. O presente trabalho objetiva realizar a análise das condições de mobilidade e acessibilidade no transporte escolar de pessoas com deficiência na cidade de Cuiabá/MT, por meio da Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, escola pública do sistema estadual de educação, sendo especializada e atendendo única e exclusivamente os PCDs com maiores dificuldades psicomotoras que necessitam de cuidados especiais. Foi-se observado quais os modelos de ônibus escolares são utilizados e como é feito o transporte deste público, sendo também analisado a quantidade demandada e a atual possibilidade de oferta da SEDUC-MT neste atendimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Transportes - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ônibus escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public policy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Special education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | School bus | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf | 14.95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.