Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim Junior, Rubens Mauro de-
dc.date.accessioned2021-10-22T21:41:42Z-
dc.date.available2021-10-20-
dc.date.available2021-10-22T21:41:42Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationAMORIM JUNIOR, Rubens Mauro de. Análise das condições de mobilidade e acessibilidade no transporte escolar de pessoas com deficiência estudo de caso: Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, em Cuiabá-MT. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1968-
dc.description.abstractSchool transport is a public policy aimed at keeping students in school, promoting access to transport and education. Such public policy takes on a different view when it comes to Special Education, that is, the transportation and displacement of people with disabilities (PCD), assisted by specialized school units. The bus models used to compose this system for transporting students from their homes to the school environment must have basic adaptations to meet the needs of people with disabilities, aimed at the safety, comfort and human dignity of these passengers. This work aims to analyze the mobility and accessibility conditions in school transport for people with disabilities in the city of Cuiabá/ MT, through the State School of Special Education Raio de Sol, a public school of the state education system, being specialized and attending solely and exclusively the PCDs with greater psychomotor difficulties who need special care. It was observed which models of school buses are used and how this public is transported, the quantity demanded and the current possibility of offering this service by the SEDUC-MT were also analyzed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T21:41:27Z No. of bitstreams: 1 TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf: 15313540 bytes, checksum: 2e465328e9bdac16ddf07546f1fdc253 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-22T21:41:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf: 15313540 bytes, checksum: 2e465328e9bdac16ddf07546f1fdc253 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-22T21:41:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf: 15313540 bytes, checksum: 2e465328e9bdac16ddf07546f1fdc253 (MD5) Previous issue date: 2021-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise das condições de mobilidade e acessibilidade no transporte escolar de pessoas com deficiência estudo de caso: Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, em Cuiabá-MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221019078205134pt_BR
dc.contributor.referee1Chegury, Juliana Queiroz Borges de Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221019078205134pt_BR
dc.contributor.referee2Baltar, Marina Leite de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0056340986329931pt_BR
dc.contributor.referee3Bender, Juliane Érika Cavalcante-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650374970304038pt_BR
dc.description.resumoO transporte escolar é uma política pública voltada para a permanência do aluno na escola, promovendo o acesso ao transporte e à educação. Tal política pública adquire uma visão diferente quando se refere à Educação Especial, ou seja, ao transporte e deslocamento de pessoas com deficiência (PCD), atendidos pelas unidades escolares especializadas. Os modelos de ônibus utilizados para compor este sistema de translado dos alunos de suas residências até o ambiente escolar deve possuir adaptações básicas para atender os PCDs, voltadas para a segurança, conforto e dignidade humana destes passageiros. O presente trabalho objetiva realizar a análise das condições de mobilidade e acessibilidade no transporte escolar de pessoas com deficiência na cidade de Cuiabá/MT, por meio da Escola Estadual de Educação Especial Raio de Sol, escola pública do sistema estadual de educação, sendo especializada e atendendo única e exclusivamente os PCDs com maiores dificuldades psicomotoras que necessitam de cuidados especiais. Foi-se observado quais os modelos de ônibus escolares são utilizados e como é feito o transporte deste público, sendo também analisado a quantidade demandada e a atual possibilidade de oferta da SEDUC-MT neste atendimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordÔnibus escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Public policypt_BR
dc.subject.keyword2Special educationpt_BR
dc.subject.keyword2School buspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rubens Mauro de Amorim Junior .pdf14.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.