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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fernanda Trentino-
dc.date.accessioned2021-10-27T16:46:54Z-
dc.date.available2021-05-31-
dc.date.available2021-10-27T16:46:54Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Trentino. Aplicação do algoritmo ensemble de floresta aleatória para a classificação de clientes adimplentes e inadimplentes. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Várzea Grande, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1969-
dc.description.abstractThe high default rate leads companies to look for alternatives to estimate delays in their receipts. Default can be largely responsible for a company’s disruption and poor fi-nancial performance. Due its importance, some companies are now investing in the data analysis area, seeking technological advances that make it possible to build data models that can identify the profile of their customers. The objective of this work was to develop a classification model using a random forest to recognize the profile of defaulting or defaulting customers. The research hypothesis is that new opportunities open up when applying the results generated by the model to improve pre-sales, align collection management and adjust cash flow with thelack of defaulting revenue. The proposed model was evaluaeted by using accuracy, precision and recall. In the experiments, we achieve a rate of 95 % for accuracy, 90 % for precision and 0.76 % for recall. The results were promising but additional experiments and evaluations must be carried out before putting the model into production.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-27T16:44:44Z No. of bitstreams: 1 TCC Fernanda Trentino Silva_organized.pdf: 408991 bytes, checksum: ac6e78ee76359b19628cee2b9e76ab42 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2021-10-27T16:46:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Fernanda Trentino Silva_organized.pdf: 408991 bytes, checksum: ac6e78ee76359b19628cee2b9e76ab42 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-27T16:46:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Fernanda Trentino Silva_organized.pdf: 408991 bytes, checksum: ac6e78ee76359b19628cee2b9e76ab42 (MD5) Previous issue date: 2021-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicação do algoritmo ensemble de floresta aleatória para a classificação de clientes adimplentes e inadimplentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Diogo Henrique Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941421723739379pt_BR
dc.contributor.referee3Marins, Joyce Aline de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660281860065004pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660281860065004pt_BR
dc.description.resumoO alto índice de inadimplência leva empresas a procurarem alternativas para estimar atrasos em seus recebimentos. A inadimplência pode ser a grande responsável por transtornos e mau rendimento financeiro de uma empresa, por isso deve ser controlada e detida antes de causar maiores problemas ao fluxo de caixa. Isso provocou no mercado o destaque ás vantagens em se investir na área de estudo de dados, buscando avanços tecnológicos que tornem possíveis a construção de modelos de dados capazes de identificar o perfil de clientes inadimplentes e orientar melhor os processos. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um modelo de classificação utilizando uma floresta aleatória que permite reconhecer o perfil de clientes adimplentes ou inadimplentes. A hipótese de pesquisa é que uma vasta gama de oportunidades se abrem ao aplicar os resultados gerados pelo modelo para aperfeiçoar o pré-venda, alinhar a gestão de cobrança e ajustar o fluxo de caixa contando com a falta da receita inadimplente. Os resultados com a implementação da metodologia de análise temporal, obtidos e analisados através das métricas de acurácia, da precisão e da revocação foram satisfatórios. Atingindo uma taxa de 95% para a acurácia, 90% de precisão e 0.76% de revocação. O modelo deve continuar ser manuseado e melhorado sua capacidade decisiva, além de possuir oportunidades de discussão em relação a adequações que podem garantir ao modelo uma decisão mais precisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordFloresta aleatóriapt_BR
dc.subject.keywordÁrvores de decisãopt_BR
dc.subject.keywordClassificação de atrasospt_BR
dc.subject.keyword2Random forestpt_BR
dc.subject.keyword2Decision treespt_BR
dc.subject.keyword2Classification of delayspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

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