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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Diogo Silva-
dc.date.accessioned2021-11-04T14:42:52Z-
dc.date.available2020-12-09-
dc.date.available2021-11-04T14:42:52Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Diogo Silva. Estudo de caso para melhoria de tráfego através de análise de implantação semafórica no cruzamento da Rua Mato Grosso com a Rua Carajás. 2020. 55 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1975-
dc.description.abstractWith the increasing development of cities and populations, the importance of policies focused on planning that meet the current and future needs of the population can be seen. In a local analysis of the municipality of Barra do Garças-MT, it is noticed that the population increase affecting the growth of the vehicle fleet makes urban infrastructure problems, such as those related to traffic, noticeable. This work focused on improving flow and safety at a specific intersection, located between Mato Grosso and Carajás streets, noting the possibility of traffic light implementation. The study site was chosen due to the saturated traffic conditions at certain times at this intersection. The analysis was based, mainly, on the volume V - Traffic Signs, of the Brazilian Manual of Traffic Signs, and complementary legislation of CONTRAN and DENATRAN. The applied methodology followed the precepts of the cited manuals. At the end of the analysis positive results were obtained for the implementation of the traffic light at the studied via intersection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sirney Costa (sirneycosta1975@gmail.com) on 2021-10-27T13:17:51Z No. of bitstreams: 1 Diogo Silva Ribeiro_TCC.pdf: 2978946 bytes, checksum: 7cad149dd3b35079f6dd3a92d0669d13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by FERNANDO Iuasse (matosiuasse72@gmail.com) on 2021-11-04T14:42:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Diogo Silva Ribeiro_TCC.pdf: 2978946 bytes, checksum: 7cad149dd3b35079f6dd3a92d0669d13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-04T14:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diogo Silva Ribeiro_TCC.pdf: 2978946 bytes, checksum: 7cad149dd3b35079f6dd3a92d0669d13 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo de caso para melhoria de tráfego através de análise de implantação semafórica no cruzamento da Rua Mato Grosso com a Rua Carajáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fitaroni, Lays Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255144676315422pt_BR
dc.contributor.referee1Fitaroni, Lays Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255144676315422pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Raul Tadeu Lobato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533926225219591pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Karynne Cristina de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4715089410877825pt_BR
dc.description.resumoCom o desenvolvimento cada vez maior das cidades e das populações vê-se a importância de políticas voltadas ao planejamento que supram as necessidades atuais e futuras da população. Em uma análise local do município de Barra do Garças-MT, percebe-se que o aumento populacional vem incidindo em paralelo ao crescimento da frota veicular torna perceptíveis os problemas urbanos de infraestrutura, tal como os relacionados ao trânsito. Este trabalho teve enfoque na melhoria de fluxo e segurança em um cruzamento específico, situado entre as ruas Mato Grosso e Carajás, atentando para possibilidade de implantação semafórica. O local de estudo foi escolhido em virtude das condições de trânsito saturado em determinados horários neste cruzamento. A análise referida baseou-se, principalmente, no volume V – Sinalização Semafórica, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, e legislação complementar do CONTRAN e DENATRAN. A metodologia aplicada seguiu os preceitos dos manuais citados. Ao final da análise, obtiveram-se resultados positivos à implantação do semafórica no cruzamento estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordimplantação semafóricapt_BR
dc.subject.keywordestudos de tráfegopt_BR
dc.subject.keywordcruzamentopt_BR
dc.subject.keywordConselho Nacional de Trânsitopt_BR
dc.subject.keyword2Traffic light implantationpt_BR
dc.subject.keyword2traffic studiespt_BR
dc.subject.keyword2via intersectionpt_BR
dc.subject.keyword2National Traffic Councilpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

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